Vereador do Rio por quatro mandatos, Fernando William morre de Covid-19


Por Bruno Ribeiro / PDT-RJ
06/01/2021

Formado em medicina, o pedetista também defendeu as bandeiras do partido no Executivo estadual e municipal   

O ex-vereador da cidade do Rio de Janeiro pelo PDT, Fernando William, faleceu, na tarde desta quarta-feira (6), em decorrência de complicações geradas pela Covid-19. Aos 66 anos e doente renal crônico, ele estava internado desde o dia 12 de dezembro, no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca. 

Nascido no Morro do Alemão, na Zona Norte, o carioca se formou em medicina na UFRJ e buscou a especialização em cardiologia. Casado com Conceição Ferreira, ele deixa quatro filhos: Gregório Ferreira, de 36 anos, Maria Clara Ferreira, de 31 anos, Fernando William Moraes Ferreira, de 15 anos, e Valentina Ferreira, de 10 anos.

Em sua conta no Twitter, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, lamentou a perda de um quadro partidário relevante e reconhecidamente valorizado no setor público.

“Meus mais profundos sentimentos de pesar pela perda irreparável de um exemplar homem público, pai e amigo. A constelação de estrelas celestes ganha mais uma estrela para nos iluminar. @FernandoPdt, que Deus o receba e conforte a dor de sua perda. Vá com Deus, querido amigo!”

Atuação 

Com quatro mandatos na Câmara, o então vereador foi um intenso defensor das bandeiras pedetistas, principalmente na áreas de saúde, educação e direitos humanos. Na última legislatura, encerrada em dezembro de 2020, presidiu as CPIs da Linha Amarela, das Obras Inacabadas e da sonegação de ISS por instituições financeiras. 

Representativo, deixou um vasto legado ao longo da carreira legislativa. De um total de 54 projetos apresentados, 32 foram aprovados e viraram lei na capital. 

O médico também atuou na gestão municipal, ao assumir a Secretaria de Assistência Social, entre 2008 e 2010. No Estado, entre 1999 e 2006, ocupou os cargos de secretário de Governo, de Projetos Especiais, da Criança e do Adolescente, bem como de Assistência Social.