Universidade formará militantes do PDT

JORNAL DO TOCANTINS  

Palmas
05/07/07-A Universidade Aberta Leonel Brizola e os núcleos de base são as principais armas do Partido Trabalhista Brasileiro (PDT) para crescer em todo o País. “Queremos crescer em qualidade, capacitação, e preparar uma geração que mude a maneira de governador, mude a maneira de pensar, afirmou ontem o secretário geral do partido, Manoel Dias, antes de encontro com líderes municipais e regionais, realizado no Hotel Rio do Sono, em Palmas.

No ar desde maio, a universidade funciona com ensino à distância via satélite e internet. “Por meio da educação à distância vamos alcançar todos os rincões do Brasil”, disse Dias, destacando que o PDT é o único partido que tem uma escola de formação política. A transmissão é semanal e o aluno pode fazer o curso no horário e local que lhe convier.

Quanto aos núcleos de base, podem ser formados por qualquer grupo social de cinco a 25 pessoas que se organizam por rua, por fábrica, por escola, por torcida de futebol.

O PDT no Tocantins tem comissões provisórias em 35 municípios e outras 30 estão sendo formadas, informou o secretário regional, João Telmo Valduga. O partido cresceu de 12 para 42 vereadores em todo o Estado e conta com seis prefeitos. “Está crescendo com base sólida”, afirmou. Embora o PDT faça parte da base de apoio do governador Marcelo Miranda (PMDB), Valduga não descarta a hipótese de ter condidatos próprios a prefeito nas eleições municipais do próximo ano. “Se não for possível o entendimento, haverá dois candidatos, um deles do PDT”.