Cerca de um milhão de novos desempregados no País é um absurdo, alerta Mauro Benevides

Foto: Alexandre Amarante

PDT Nacional
03/04/2019

O deputado federal Mauro Benevides Filho (PDT-CE) ressaltou em Plenário da Câmara, nessa terça-feira (3), a importância de se analisar o crescimento da taxa de desemprego do País, que teve o aumento de um milhão de novos brasileiros desempregados, de novembro de 2018 a fevereiro deste ano, passando de 12,2 milhões para 13,1 milhões de brasileiros.

“Precisamos encontrar soluções para esse problema tão grave que afeta nossa economia, nosso desenvolvimento e, principalmente, a vida do nosso povo. É preciso analisar por que temos uma geração de 173 mil novos empregos em fevereiro e, ao mesmo tempo, um aumento no número de desempregados ao final”.

De acordo com Benevides, outro fator considerável é o número de trabalhadores informais, que hoje chega a cerca de 35 milhões, superando o número de trabalhadores com carteira assinada no País.

“Precisamos entender também que existem outras causas que comprometem o ritmo da atividade econômica brasileira, diminuindo as oportunidades”.

Uma delas, mencionou o deputado, é a Operação Compromissada, uma política do Banco Central que cede títulos públicos aos bancos, mas paga juros elevados, dando uma rentabilidade de cerca de 80 bilhões de reais por ano ao sistema bancário brasileiro.

“Essa sobra de caixa dos bancos no Brasil não existe nessa magnitude em lugar nenhum do mundo”, alertou.