Túlio Gadêlha e presidente da FLB/PE, Pedro Josephi, debatem desigualdade e mobilidade no Recife


Ascom FLB-AP/PE
15/07/2020

Nesta quinta-feira (16), o presidente estadual da Fundação Leonel Brizola em Pernambuco (FLB/AP), Pedro Josephi, vai bater um papo com o deputado federal e presidente do PDT Recife, Túlio Gadêlha, sobre a cidade.

A live terá início às 11h30, será transmitida pelo Instagram dos pedetistas e o tema é “Mobilidade urbana e desigualdade social no Recife”. Para acompanhar, basta seguir @pedrojosephi e @tulio.gadelha na rede social.

O recifense tem fama de ser bairrista e se gabar de alguns títulos folclóricos, mas também carregamos alguns troféus indigestos. As dificuldades para quem precisa se locomover na cidade, sobretudo a população mais carente, são um entrave para o direito à saúde, educação ou até mesmo a procura por empregos. Esse fato torna o Recife campeão da desigualdade social. É o que aponta a pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo ITDP Brasil. Para se ter noção, a diferença de renda entre o mais pobre e o mais rico na cidade alcança alarmantes 1500%.

Os dados ainda indicam uma tendência histórica de concentração de atividades em áreas centrais e o espraiamento da população nas maiores cidades brasileiras contribui para a desigualdade, especialmente nos grupos de baixa renda. Isso os leva a morar em regiões com menos desenvolvimento econômico e menos servidas de infraestrutura e serviços de transporte.

Além disso, os usuários de transporte público na Região Metropolitana do Recife são os que mais esperam para embarcar em todo o Brasil. É o que aponta o levantamento do app Moovit. Na comparação mundial, a capital ocupa o sétimo lugar. Além desse dado, Recife também é a segunda capital no país com maior tempo gasto com deslocamentos.

“Diante de todo esse cenário, choca o fato de o Recife não ter construído um Plano de Mobilidade Urbana como determina a Lei Federal 12.587 de 2012. Ou seja, estamos há décadas sem planejamento para mobilidade urbana e a pandemia só escancarou os impactos disso na vida das pessoas”, comenta o presidente estadual da FLB-AP PE, Josephi. E completa: “Os pedetistas têm preocupação real com a população e conhecimento técnico para enfrentar essa realidade”.