Túlio Gadêlha critica falhas do governo no Exame Nacional do Ensino Médio


PDT na Câmara
22/01/2020

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) criticou as falhas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O parlamentar é um dos coordenadores da Frente Parlamentar pela valorização as Universidades Federais e reprovou a postura do ministro da Educação, Abraham Weintraub, em relação aos erros da prova.

Para Túlio, além de problemas nas correções dos dois dias de exames, o governo ainda não ofereceu respostas e pode prejudicar milhares de estudantes, a um dia da abertura das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “O governo se preocupou demais com suposta ‘ideologia’ nas provas, que se esqueceu de aperfeiçoar seus processos internos e quem sofre com isso são os alunos que passaram meses se preparando”, avalia o deputado.

O parlamentar já havia entrado com requerimento de informação ao ministro da Educação, a respeito das providências administrativas tomadas em relação à impressão das provas do Enem, após a gráfica responsável pela impressão, desde 2019, decretar falência.

A Frente Parlamentar também cobrou esclarecimentos do governo.

“O importante, agora, é que o governo esclareça o que aconteceu e os motivos que levaram essa falha, identificar sua abrangência, e indicar claramente de que forma será feita a correção das notas, de modo que não haja prejuízo aos candidatos afetados, o mais rápido possível”, dizem em nota.