Trabalhismo em Diálogo – Especialistas discutem “Desafios das mudanças climáticas”, no Rio de Janeiro


Por Fábio Pequeno/PDT do Rio de Janeiro
23/08/2019

De acordo com relatório publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a crise climática está prejudicando a capacidade da terra de sustentar a humanidade, com os riscos em cascata se tornando cada vez mais severos com o aumento das temperaturas globais. Diante deste cenário a Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini do Rio de Janeiro (FBL-AP), na última quinta-feira (23), debateu os “Desafios das Mudanças Climáticas”.

O evento foi realizado na sede do PDT no Rio de Janeiro, e teve como debatedores Milena Batista, Comunicadora e ativista da Greve Pelo Clima; Fabiano Carnevale, Relações Internacionais e Presidente Municipal do Partido Verde (PV) e Everton Gomes, vice-presidente da FLB-AP Rio e Porta-voz do Coletivo Rio Boa Praça. O debate foi mediado por Ivana Groff, coordenadora nacional do Movimento Ecotrabalhismo.

Ivana Groff, abriu a atividade denunciando o momento desesperador que o Brasil passa por conta do descaso do Governo Federal, “A Amazônia está em colapso, está sangrando. Faz mais de 20 dias que está queimando e nada é feito”.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados de janeiro até agosto 75.335 casos de queimadas. No mesmo período de 2018, foram 40.786, alta de 84%. O número de focos em 2019 é o maior em sete anos.

Milena Batista, explicou sobre o movimento de greve escolar liderado pela jovem sueca Greta Thunberg, de 16 anos, que em uma sexta-feira de agosto de 2018 começou a protestar sozinha em frente ao parlamento sueco, em Estocolmo. Naquele dia, ela faltou à aula e levou seu cartaz explicativo “em greve escolar pelo clima”, deflagrando o movimento chamado de Fridays for Future [Sextas pelo Futuro], que culminou nesta sexta-feira em greves em mais de 120 países.

Aqui no Brasil, a “Primeira Greve Global Pelo Clima” aconteceu este ano no dia 15 de março. No Rio de Janeiro cerca de 40 jovens entre 15 e 25 anos se reuniram em frente à Assembleia Legislativa (Alerj) para protestar.

Fabiano Carnevale, abriu sua fala dizendo a relação de carinho que Partido Verde tem Brizola por acolher a sigla quando ainda não estava homologada.

“Em 1990 nós [PV] não tínhamos registro partidário e Brizola generosamente cedeu o espaço, não só da legenda, como do tempo de televisão. A gente entrava com nosso símbolo e foi com o PDT que elegemos nosso primeiro Deputado Federal do PV”, disse.

Ele repudiou o governo Bolsonaro com o descaso da Amazônia e a sua falta de caráter em acusar as ONG´s ambientais pelas queimadas, “é um governo criminoso e precisa ser denunciado”, afirmou Carnevalle, que também celebrou o Movimento Ecotrabalhismo e os partidos de esquerda que incluíram em suas pautas a luta pelo Meio Ambiente.

“Uma ideia que demorou muitos anos, é que para gente enfrentar a crise climática precisa de uma Governança Global. Não resolve individualmente ou com um país só”. Ainda destacou a necessidade de se pensar na constituição de uma frente suprapartidária pelo clima.
Everton Gomes, explicou que aquecimento global está impactando todo o planeta e precisa ser observado com atenção. “Nós temos um prazo muito curto para resolver isso, não há respostas simples para a crise ambiental que este planeta enfrenta”. Para ele a sociedade tem uma “responsabilidade fundamental de tomar as decisões certas” sobre a crise climática.

“Quem mais sofre com essa crise são os países mais pobres, as cidades mais pobres e as pessoas mais pobres”. E terminou “O nosso país que é da periferia do capital sofre mais precisamos ter responsabilidade e acertar na escolhas”, termina