Trabalhadores aprovam dia de mobilização por pauta trabalhista

Os trabalhadores reunidos na comemoração do 1º de Maio, na Zona Norte da capital paulista, aprovaram a pauta trabalhista apresentada pelas centrais sindicais e a realização de um dia nacional de lutas em defesa da pauta.

A mobilização do Dia do Trabalho foi organizada pelas centrais Força Sindical, Nova Central, UGC e CGTB e reuniu mais de 1 milhão de pessoas.

A pauta trabalhista deste ano prioriza as questões da baixa dos juros, tema do evento deste ano, agregada ao fim do fator previdenciário, isenção do IR sobre a PLR, redução da jornada de trabalho sem redução de salários, aumento para os aposentados que ganham acima do mínimo e igualdade de salários entre homens e mulheres.

O presidente da Força Sindical e deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, parabenizou os trabalhadores pela luta e lembrou o pronunciamento realizado ontem (dia 30) pela presidente Dilma. Para Paulinho, o fato de Dilma ter destacado que vai priorizar a diminuição dos juros para que o desenvolvimento beneficie a todos foi muito positivo. “Nós conseguimos convencer a presidenta das demandas dos trabalhadores e esta é uma grande vitória”, disse.

Outras vitórias foram contabilizadas na comemoração. O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou em sua fala que o governo considera justo o projeto que isenta do pagamento de IR a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e os abonos salariais. O projeto foi apresentado na forma de uma emenda por Paulinho e, com o apoio do governo, tem chance ainda maior de ser aprovado.

Outro avanço muito lembrado no encontro foi a aprovação de regime de urgência para a votação do fim do fator previdenciário. “Esse mecanismo tem prejudicado nossos trabalhadores e aposentados há muitos anos e temos feito muita pressão pelo seu fim. Intensificamos as mobilizações e acreditamos que, nas próximas semanas, os trabalhadores finalmente poderão contar com uma situação menos perversa na hora de se aposentar”, disse Paulinho.

Após o ato político, começaram os grandes shows do dia. Entre vários artistas, já cantaram Daniel, Padre Alessandro Campos e Cesar Menotti e Fabiano. Leonardo, Paula Fernandes, Luan Santana e Latino estão entre as próximas atrações.

Blog do Paulinho – www.paulopereiradasilva.com.br