“Tenho a melhor vice-prefeita para Mauá”, afirma Donisete Braga ao lançar compromisso pela segurança e a saúde das mulheres

Ascom Donisete Braga
10/10/2020

Candidato à prefeitura de Mauá pelo PDT, Donisete Braga e sua vice-prefeita, Teka, participaram, na noite da última sexta-feira (9), de um evento em homenagem às mulheres que tinha como tema o Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. Gleides Sodré, presidente estadual da Ação Mulher Trabalhista (AMT ) e vice-presidente estadual do PDT/SP, e Vania Guimarães, presidente municipal AMT, marcaram presença. Donisete e Teka lançaram ao longo do dia compromissos que garantem a saúde e a segurança das mulheres.

O Plano de Governo de Donisete e Teka contempla as mulheres na saúde, segurança, educação, cultura e lazer. No campo da saúde, as mulheres contarão com a criação de centros de referências em assistência médica, psicológica e jurídica. Preocupação crescente em todo o Brasil, a gravidez precoce também terá um programa específico voltado ao aconselhamento dos jovens tendo como base a prevenção.

Pensando na segurança e no bem-estar das mulheres será criado o programa Patrulha Maria da Penha que terá ainda mais rigor e poder na aplicação da Lei Maria da Penha. Já a Casa Abrigo será um espaço de acolhimento para vítimas de violência doméstica com atendimentos voltados para a recuperação psicológica e social dessas mulheres. Outro destaque é a criação da Renda Básica para Mulheres em situação de vulnerabilidade social.

“Serei firme e determinado para que a Lei Maria da Penha, um marco na história do nosso país, seja aplicada. Na nossa cidade ela terá ainda mais poder. Teremos ações específicas para dar proteção e apoio moral, material e psicológico às mulheres vítimas de violência. Fui criado e educado por mulheres fortes e guerreiras. Minha saudosa mãe, minhas irmãs, tias, avós, minha esposa e filha me ensinam diariamente como respeitar as mulheres. O mundo que eu quero para a minha filha, para as próximas gerações, é um mundo sem violência. Chega, basta de violência de gênero!”, afirmou Donisete.

Teka, melhor vice-prefeita

“Eu tenho a melhor vice-prefeita para Mauá. Ela será respeitada, honrada. A Teka vai me ajudar a trazer políticas públicas efetivas para as mulheres da nossa cidade. Com ações sérias, fundamentadas na saúde, segurança, educação e cultura elas poderão ter mais qualidade de vida”, destacou Donisete ao citar que Teka terá sob seu comando a Secretaria de Inclusão Social. Por sua vez, Teka falou sobre a importância das mulheres na construção da sociedade.

“Sai da Paraíba nos anos 70 em busca de trabalho, melhores condições de vida. Aqui em Mauá formei minha família. Sou mulher, mãe e avó e sei das dificuldades que milhares de mulheres da nossa cidade enfrentam para irem ao médico, educarem seus filhos, seus netos, colocarem a comida na mesa, pagarem suas contas. Estou ao lado do Donisete para lutar junto ao Governo do Estado e Federal por parcerias que promovam a saúde e a segurança delas de forma integral”.

Já Gleides Sodré, liderança nacional voltada para políticas públicas para mulheres, destacou as ações de Donisete e Teka e a participação das onze candidatas do PDT à Câmara Municipal de Mauá.

“O plano de governo do Donisete é inspirador para todos nós que lutamos pela igualdade de mulheres na política. E mais do que a igualdade, ele cria perspectivas de equidade. Há uma diferença muito grande na forma como nós mulheres chegamos na política e como os homens chegam. As propostas do Donisete servem de referência para todas nós mulheres que somos militantes pelo Brasil afora. Estamos muito felizes com o que ele oferece como candidato. A Teka tem um trabalho muito significativo na progressão social. Ele será o prefeito que mais vai viabilizar políticas de gênero”.