“Temos na presidência um irresponsável, incitando a população contra nossas instituições”, diz Ciro no Roda Vida


PDT Rio de Janeiro/ PDT Nacional
17/03/2020

Mesmo com sintomas de gripe, tosse e febre, o vice-presidente do PDT, Ciro Gomes, participou, por vídeo conferência, conforme orientações médicas, do programa “Roda Viva” da TV Cultura de São Paulo nessa segunda-feira (17). Na ocasião, Ciro debateu a atual crise política e econômica que o Brasil se encontra e abordou os principais erros do atual presidente da república em tempos de pandemia do novo covid-19.

Logo no primeiro bloco, Ciro foi perguntado sobre as manifestações, em que o próprio presidente da república incitou e participou junto com manifestantes tendo contato físico, indo em contrário as orientações do ministério da saúde.

“O presidente da República, de um país imenso, faz de conta que isso [coronavírus] não é assim, e na contramão daquilo que a ciência faz, desautoriza sua própria estrutura, o Ministério da Saúde, e vai confraternizar com populares e incitados pela estupidez golpista.”

Em sua fala, Ciro continua. “Nós temos um irresponsável na presidência da república, um completo despreparado, excitando a população contra as instituições, não pelos defeitos graves que elas tem”.

Sobre as diretrizes da política no Brasil, Ciro afirma que a esquerda hoje está resumida em “lacração em internet” e discussão no Congresso Nacional, enquanto o País “vai para o brejo”.

Já quando questionado sobre o episódio em Sobral, sua cidade, onde seu irmão Cid Gomes, foi baleado com dois tiros por policiais amotinados, Ciro afirmou que Cid foi um herói, vítima da situação e ainda agradeceu a Deus por não ter ido.

“O Cid estava lá desarmado, tentou negociar, levou um soco no rosto e sua reação foi usar a retroescavadeira para derrubar um portão do quartel onde os policiais amotinados se concentravam”.

Ainda sendo bombardeado sobre o assunto, Ciro afirma que é preciso apoiar quem tem coragem de lutar pelo. “Se a gente não tem coragem de lutar, vamos ter pelo menos a decência de respeitar quem tem”afirmou.

Ciro também criticou a imprensa por minimizar o que aconteceu ao seu irmão. “É uma indignidade um cidadão ter levado dois tiros no peito e o jornalismo brasileiro ficar relativizando isso”, disse. Também fez questão de alertar aos entrevistadores que “quando o presidente da República fala o que fala a jornalistas e ficamos nessa pseudoelegância, sem bater de frente com a situação, corre-se o risco de exatamente a imprensa ser a primeira vítima do que pode vir por aí, com o avanço do fascismo”.

Perguntado sobre os militares no governo, Ciro disse que “é preciso distinguir com muita clareza” os bons militares dos maus. Ele citou o general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional, que seria, na sua visão, uma “grande decepção”. Para Ciro, usando uma imagem rural rica para Brizola, Heleno “está costeando claramente o alambrado do golpismo fascista”. Acrescentou que “há militares e militares – precisamos distinguir isso com muita clareza”.

Já sobre a reunião do ministro da Saúde com outras autoridades ocorrida na segunda-feira(16), Ciro afirma que foi a pior reação que se poderia ter no Brasil às manifestações de 15 de março contra o Congresso e o STF, apoiadas por Bolsonaro.

Para ele, existe “grave crise institucional”, por conta do conflito atual entre os poderes depois que o presidente da república “confraternizou com gente que está propondo em cartaz nas ruas queimar o Congresso e o Supremo”.

Ainda sobre a reunião do ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta,  junto com os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, para tratar do coronavírus, observou: “Houve uma disfuncionalidade institucional dando claramente ideia de que o presidente foi isolado do diálogo que tem a ver com a saúde e vida do nosso povo”.

Ainda segundo Ciro, há militares preocupados com o alinhamento automático de Bolsonaro aos interesses do governo norte-americano e citou a entrega da Base de Alcântara, no Maranhão, entre essas preocupações que, frisou, “inacreditavelmente contou com aplausos de parte da esquerda brasileira”.

Confira a íntegra do programa: