Telmário Mota pede linha de crédito exclusiva para comunidades indígenas

Agência Senado

Telmário critica recondução de Jucá a cargo na Mesa do SenadoO senador Telmário Mota (PDT-RR) solicitou ao governo federal a criação de linha de crédito exclusiva para os povos indígenas, através do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf). Ele reivindicou também a criação de infraestrutura nas áreas indígenas como saneamento básico, eletrificação, redes de comunicação e estradas.

Por falta desses equipamentos, Telmário Mota alertou que está havendo uma migração crescente dos índios para as áreas urbanas, em busca de melhores condições de vida. Ele afirmou que o número de indígenas em Boa Vista aumenta a cada ano, apesar de não haver dados oficiais sobre essa migração.

Telmário Mota defendeu o acesso dos povos indígenas a todos os equipamentos da vida moderna que são oferecidos aos demais brasileiros.

“O índio hoje ele não quer mais viver sem wifi, sem internet, sem a televisão; está integrado globalmente. Nada disso vai tirar sua característica, seus costumes e seus hábitos. Ao contrário, vai mantê-los, mas, sobretudo, com uma melhor qualidade de vida. Não podemos ter dois  brasis: um para os ricos e outro para os pobres”, afirmou o senador.