Subtenente Gonzaga e convidados discutirão o jogo virtual “Baleia Azul”


Liderança do PDT na Câmara
08/05/2017

A prevenção de suicídios induzido ou estimulado pela Internet será tema de audiência pública na Câmara. O debate, requerido pelo deputado federal Subtenente Gonzaga (PDT-MG), será realizado de forma conjunta pelas comissões de Seguridade Social e Família, de Legislação Participativa, de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

O que motivou a audiência foram os casos divulgados pelos meios de comunicação em que o jogo virtual “Blue Whale” ou Baleia Azul – uma sequência de troca de mensagens em redes sociais entre pessoas autointituladas “curadores” que induzem jovens por eles aliciados, em grupos fechados e comunidades virtuais, a seguir normas que podem leva-los até a morte.

“De prática muito recente no Brasil, o desafio ao qual são associados mais de cento e cinquenta suicídios em países estrangeiros no ano passado, parece já ter feito suas primeiras vítimas. As polícias civis de Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Paraná investigam a relação entre alguns suicídios recentes de adolescentes e jovens adultos e o ‘jogo’ virtual de desafios”, explicou o deputado Subtenente Gonzaga.

Foram convidados a participar da audiência a delegada especialista em Crimes Contra a Vida do estado de Minas Gerais, Gislaine de Oliveira Rios Xavier, o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra Humberto, o presidente da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (Abeps), Humberto Corrêa; e um representante do Comitê Gestor Internet do Brasil.

A data da realização da audiência ainda será divulgada.