STF atende pedido do PDT e de outros partidos e analisa provas contra Bolsonaro

Por Ester Marques
22/05/2020

A pedido do PDT, juntamente com PSB e PV, o ministro Celso de Mello do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou à Procuradoria Geral da República (PGR) a notícia-crime apresentada pelos partidos em 28 de abril, sobre a investigação da suposta interferência política do presidente da República Jair Bolsonaro no comando da Polícia Federal.

A petição apresentada foi baseada na coletiva de imprensa do ex-ministro da Justiça de Segurança Pública, Sérgio Moro, quando o mesmo anunciou sua demissão do Governo Federal, no final de abril, e acusou Bolsonaro de tentar obter acesso às informações sigilosas e a relatórios da PF.

Entre as medidas solicitadas estão a busca e apreensão dos celulares de Bolsonaro e de seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), de Maurício Valeixo, ex-diretor geral da Polícia Federal, de Sérgio Moro, e da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), para que sejam submetidos à perícia para apuração e comprovação dos fatos.

Agora, o procurador-geral da República, Augusto Aras, irá analisar a notícia-crime e se manifestar sobre os pedidos. Após a análise, a decisão final para decidir a apreensão dos aparelhos eletrônicos será do ministro Celso de Mello.