Sob gestão de José Sarto, 72.500 doses da vacina da Oxford/AstraZeneca chegam ao Ceará

Foto: Rodrigo Carvalho

Prefeitura de Fortaleza
25/01/2021

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT-CE), acompanhou a chegada do carregamento de 72.500 doses da vacina da Oxford/AstraZeneca, na noite deste sábado (23), no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Na ocasião, estiveram presentes o governador Camilo Santana (PT), do secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto, e da secretária adjunta da Saúde do Município, Aline Gouveia.

Em coletiva de imprensa, José Sarto afirmou que esse é mais um passo importante na luta contra a pandemia e disse que a nova remessa permitirá a Fortaleza avançar por grupos que compõem a primeira fase do Plano de Imunização. “Esta é uma luta que a gente vai vencendo passo a passo”, pontuou.

Nesse momento da primeira fase do Plano de Imunização, estão sendo atendidos os profissionais que atuam na linha de frente no combate à pandemia, idosos e pessoas com deficiência maiores de 18 anos que vivem em instituições de longa permanência, os trabalhadores desses locais e também indígenas que vivem em terras demarcadas.

Desde segunda-feira (18) até o sábado (23), 15.700 pessoas receberam a vacina em Fortaleza. Profissionais que atuam nos postos de saúde na atenção primária começaram a ser vacinados.

Durante a coletiva, Sarto e Camilo Santana também enfatizaram a importância de a população manter os protocolos sanitários, fazendo uso de máscara, higienizando as mãos e evitando aglomerações. Eles destacaram as ações de fiscalização intensificadas neste fim de semana, envolvendo o trabalho integrado de órgãos estaduais e municipais, com o objetivo de garantir o cumprimento do decreto de distanciamento social.

“Ainda estamos em pandemia. Já aumentamos algumas restrições para poupar a atividade econômica. A vacina chegou, esse é o primeiro passo de uma longa caminhada, que a gente quer encurtá-la e estamos encurtando, no que depende do Governo do Estado e da Prefeitura, e das Prefeituras (cearenses) de um modo geral. Mas é importante o cumprimento do protocolo orientado pelas autoridades sanitárias”, defendeu Sarto.