Sob gestão da pedetista Fernanda Ontiveros, Japeri (RJ) promove vacinação prioritária contra Covid-19

Por Bruno Ribeiro/ PDT-RJ
21/01/2021

Viabilizada pela Prefeitura, CoronaVac é aplicada prioritariamente em profissionais de saúde e idosos

Às 8h06 desta quarta-feira (20), a primeira dose da CoronaVac foi aplicada em Japeri, cidade da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Viabilizada pela prefeitura gerida pela pedetista Fernanda Ontiveros, a proteção contra o coronavírus foi aplicada em Ruth Valentim (56) – funcionária da rede municipal de saúde – na Unidade Mista de Engenheiro Pedreira, no bairro Mucajá.

“É a esperança, a vitória do SUS, do cuidado, da vida, que sempre vai prevalecer”, afirmou a servidora, que atua há mais de 30 anos na área.

Na sequência, foi a vez de Luiza Oliveira (81), moradora do bairro Senhor do Bonfim. A idosa teve a oportunidade de receber uma das 3.400 doses que o município recebeu do governo do estado, em parceria com a União.

“Eu só tenho a agradecer por mim, mas pelos jovens, que vão precisar também tomar essa vacina”, disse.

Ao valorizar o início da campanha pública, Fernanda Ontiveros, que é médica e recém-eleita, ressaltou a satisfação e o comprometimento com a proteção da população e o enfrentamento do coronavírus.

“A felicidade é dupla. Como médica, estava na linha de frente, antes mesmo da candidatura. E hoje, como gestora, a gente sabe da nossa responsabilidade de executar, pois estamos na ponta. É muito fundamental, nesse processo, a atuação para fazer chegar a vacinação aos moradores da nossa cidade”, explicou, ao lado do secretário municipal de Saúde, Francisco Nacelio.

A prefeita destacou ainda a estruturação da secretaria de Saúde, que promoverá atendimentos nas unidades municipais, bem como em residências.

“Estamos com equipes volantes e nos dois postos, aqui, em Engenheiro Pedreira, e no Centro de Japeri”, relatou, ao completar: “Junto com a atenção básica, vamos também vacinar os pacientes em casa, incluindo o público de idosos acima de 75 anos.”

Dados

Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identificação com foto, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). No caso de profissionais de saúde, identidade profissional, cartão do SUS e CPF.

Confira a reportagem exibida na Record TV:

*Com informações da prefeitura de Japeri.