Sindicato das Costureiras de São Paulo inaugura Escola de Costura

O Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco (Costureiras-SP) inaugurou nesta quinta-feira (dia 24),  uma oficina de costura permanente, aberta ao público em sua sede no bairro do Bom Retiro, em São Paulo.

Esse espaço vai apresentar uma estação de trabalho com todos os protótipos desenvolvidos pela FUNDACENTRO, junto com a Conaccovest, para aprendizado dos trabalhadores interessados utilizando tecnologia de ponta. “Ali serão ministradas aulas de costura utilizando o novo maquinário”, disse Eunice Cabral, presidente do Sindicato das Costureiras SP.

Após várias visitas a empresas deste segmento no interior do estado de São Paulo, o tecnologista e designer da Fundacentro, Ricardo da Costa Serrano, observou vários problemas nas estações de trabalho então utilizadas: iluminação inadequada, tampo sem apoio para os membros superiores, pedal fixo de acionamento do motor, superfície do tampo refletiva, polias e correia sem proteção.

Uma vez obtidos resultados com a troca da cadeira, a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Têxtil, Vestuário, do Couro e do Calçado (Conaccovest) decidiu financiar o desenvolvimento de novas melhorias nas estações de trabalho, realizando um estudo detalhado a nível nacional.

O tecnologista da Fundacentro e representantes sindicais visitaram mais de 22 empresas por todo o Brasil, onde observaram outros problemas que poderiam ser solucionados. “Os protótipos com as modificações foram integrados a uma estação de trabalho, para que as costureiras pudessem testar e certificar essas modificações. Constatou-se que essas inovações tecnológicas reduziram em até 70% o afastamento de trabalhadores por lesões causadas pelo oficio”, explica Eunice.

Serrano apresentou os protótipos ergonômicos ao público, pela primeira vez, durante a I Bienal da Fundacentro, realizada em março de 2011 em Brasília. De forma didática, duas mesas mostravam o “certo” e o “errado” para cada estação, e um grande painel relatava os principais problemas que afetam a saúde de trabalhadores.

A sede das Costureiras-SP está localizada à Rua dos Bandeirantes, 388, Bom Retiro, próxima à estação do metrô Tiradentes.

Força Sindical