Severiano Alves é eleito para Relações Exteriores

O deputado Severiano Alves ( PDT-BA) foi eleito, por unanimidade, presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, em substituição ao deputado Marcondes Gadelha (PSB-PB).  O deputado João Herrmann (PDT-S P), foi eleito 1º vice-presidente.

Severiano Alves disse que as relações exteriores e a defesa nacional se constituirão na sua nova bandeira de luta, mas continuará atuando na área de educação. Ele afirmou ter responsabilidade especial na área de relações exteriores em razão da luta de Leonel Brizola, líder histórico de seu partido, em defesa da segurança nacional.
Severiano Alves, 66 anos, está em seu terceiro mandato na Câmara e é titular do Parlamento Latino-Americano (Parlatino). É ainda suplente, desde 2007, da Comissão de Relações Exteriores e participou, como titular, da Comissão Especial da Alca – Área de Livre Comércio das Américas. Entre 1991 e 1994, foi presidente da Confederação Nacional dos Municípios. 

Procurador federal aposentado (AGU), Severiano Alves sempre militou na área de educação. Foi presidente da Comissão de Educação e Cultura por duas vezes (1995 e 1997) e presidiu a Comissão Especial do Fundeb. Foi também relator do projeto de lei de regulamentação do Piso Salarial Nacional dos Profissionais da Educação e autor da emenda global ao projeto de criação do Conselho Nacional de Educação.