Série sobre exílio do presidente João Goulart estreia em canal argentino


Por Bruno Ribeiro/ PDT-RJ
03/12/2020

Deposto pelo golpe militar no Brasil, o líder trabalhista faleceu no país sul-americano em 1976

Os 44 anos sem o ex-presidente da República, João Goulart (Jango), que faleceu no dia 6 de dezembro de 1974, estarão em destaque a partir de hoje (3), às 20h, no canal argentino Encuentro. A televisão estatal estreará a série La Muerte de un Presidente, do cineasta Maximiliano González.

Em 6 capítulos, que poderão ser assistidos pelo Youtube (https://www.youtube.com/user/encuentro), o final da vida do líder trabalhista foi retratada por ampliado elenco, incluindo os atores Hugo Arana, Vícto Laplace e Paula Sartor. A produção demandou cerca de dois anos para preparação e conclusão.

Segundo Maximiliano González, diretor e roteirista de diversos filmes e documentários latinos, “a ideia é que, a partir de 2021, a série possa ser vista no Brasil”.

“A série tenta fazer um chamado à reflexão para saber como foi a história silenciada. Sem conhecer é impossível mudá-la. Tento mostrar os mecanismos de desestabilização quando um governo popular amplia direitos e privilégios são suprimidos como sempre acontece na América Latina”, comentou.

Relação

O vínculo histórico com o país sul-americano foi estreitado a partir do golpe militar de 1964, que desencadeou sua destituição inconstitucional do cargo e o exílio, primeiramente com a saída para o Uruguai.

Em 1973, a convite do então presidente Juan Domingo Perón, Jango passou a residir em Buenos Aires, capital argentina, e em sua fazenda La Villa, no município de Mercedes.

Confira o trailerhttps://vimeo.com/402417547