Sérgio Vidigal protocola Frente Parlamentar Mista de Incentivo à Geração de Energias Renováveis


Ascom deputado Sérgio Vidigal
28/05/2019

O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) protocolou requerimento solicitando a criação da Frente Parlamentar Mista de Incentivo à Geração de Energias Renováveis. De acordo com o pedetista, o avanço da crise hídrica no Brasil, o fortalecimento de energia elétrica pelas hidrelétricas fatalmente. E, segundo especialistas no setor, vai entrar em colapso nos próximos anos.

E ressalta também que são necessários os investimentos em fontes renováveis, especialmente a solar. Esta, especialmente, é energia de menor custo.

“O Brasil possui uma das energias mais caras do mundo, ficando a frente de países desenvolvidos, por isso, investir em fontes renováveis de energia além de contribuir para um crescimento sustentável é uma garantia de geração de empregos qualificados. Portanto, as renováveis geram mais emprego por megawatts instalado do que as fósseis”, comentou Vidigal.

O pedetista destaca ainda que as grandes usinas hidrelétricas são as principais geradoras de eletricidade no Brasil.

A maior parte de nossa matriz está concentrada nessa fonte. Dessa forma, os planos de expansão da geração de energia privilegiam a construção renováveis alternativas na matriz energética brasileira, com relação ao cenário tendencial previsto pelo plano decenal de expansão de energia 2006-2151. Assim, reduzindo os gastos energéticos dos consumidores brasileiros em até 38% até 2020.

“Isso seria alcançado por meio de ações de eficiência energética, tanto no consumo quanto na distribuição de energia, e na estabilização das emissões provenientes da geração de eletricidade”, disse.

Logo, são consideradas quatro as principais fontes renováveis alternativas: eólica, biomassa, solar fotovoltaica e pequenas centrais hidrelétricas.

Participe!

A opinião sobre a frente parlamentar também é muito importante! Participe em https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2198415

Energia no Brasil

O Brasil dispõe de recursos significativos para a exploração das fontes eólica, biomassa, PCHs e solar fotovoltaica, incluindo grandes reservas de silício. Sendo assim, esta matéria prima é indispensável para a produção de energia solar a implantação da capacidade de produção de eletricidade.

A partir dessas fontes, requer a realização de pesquisas e o desenvolvimento do parque tecnológico existente.

“A Frente Parlamentar Mista de Incentivo à Geração de Eletricidade por Energia Renovável é um instrumento valioso para debater as políticas do setor. Deste modo, especialmente defendemos com vigor investimentos do governo brasileiro em pesquisas e ações concretas. Então, para que possamos ter, em um futuro próximo a oferta em larga escala de energia limpa”, comentou.