Sérgio Vidigal destaca suas ações de prevenção e enfrentamento ao suicídio no Brasil


Ascom deputado federal Sérgio Vidigal
11/09/2019

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) apresenta suas as ações de prevenção e enfrentamento ao suicídio no Brasil.

Entre as ações dos mandatos de Sérgio Vidigal, está o Projeto de Lei 3248/2015, que dispõe sobre a assistência à prevenção e ao combate ao suicídio. E também a Frente Parlamentar Mista de Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida.

De acordo com o projeto de lei, na modalidade de assistência à prevenção e ao combate ao suicídio, inclui-se a formação de redes intersetoriais. Dessa forma, os serviços deverão contar com o envolvimento de equipes multidisciplinares, compostas de médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.

Já o objetivo da frente é debater de forma sistêmica a promoção, a prevenção, o tratamento e a recuperação. Além disso, assegurar o acesso às diferentes modalidades terapêuticas.

Diálogo

Sérgio Vidigal, que é médico psiquiatra, ressalta que é preciso perder o medo de se falar sobre o assunto, dialogar e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade.

“Precisamos dialogar sobre o suicídio e mudar essa triste realidade. Prevenir é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção necessárias”, disse Sérgio Vidigal.

Dados
Atualmente, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Os números são ainda muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. Além disso, os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes.

Prevenir é o caminho!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.

A educação é uma das medidas preventivas . Assim, é preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. É necessário também quebrar tabus e compartilhar informações.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

No Brasil, foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A proposta é associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).