Sérgio Vidigal convoca ex-presidentes do BNDES para explicar possíveis irregularidades


Ascom deputado Sérgio Vidigal
11/04/2019

CO deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) que é Membro titular da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apresentou requerimento convocando os ex-presidentes do banco, Paulo Rabello de Castro, Demian Fiocca e Luciano Coutinho, para prestarem esclarecimentos sobre possíveis atos irregulares ocorridos no âmbito do BNDES no período entre 2003 e 2015.

A CPI vai investigar se houve irregularidades em atos praticados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entre os anos de 2003 e 2015.

A comissão visa verificar as alterações realizadas no estatuto do banco, as quais poderiam ter beneficiado acordos internacionais.

“Acreditamos que a audiência deve permitir que as informações apresentadas pelos ex-presidentes possam ser complementadas por outro, de modo a garantir o devido entendimento dos temas abordados”, comentou o deputado”.

Além disso, o colegiado terá como foco a investigação dos contratos envolvendo recursos nacionais no exterior, atualmente com detalhes sob sigilo até 2027.

A data da audiência ainda será definida.

Convocações

Sérgio Vidigal comenta que, entre 2017 e 2018, período em que Paulo Rabello esteve à frente, se produziu o “Livro Verde”, relatório de gestão que faz um balanço sobre as operações financeiras do Banco entre 2001 e 2016. Por isso, o parlamentar entende ser de extrema importância a presença do economista, tendo em vista que ele não possui vínculos com a administração do Banco no período que será analisado pela Comissão. Enquanto isso, Luciano Coutinho esteve na função de presidente do BNDES entre 2007 e 2016. Já, Demian Fiocca foi gestor da instituição entre 2006 e 2007.