Senadores lembram aniversário de morte de Getúlio Vargas


Os 54 anos de morte do presidente Getúlio Vargas, ocorrido no dia 24 de agosto de 1954, foram lembrados nesta  sexta-feira (22) pelos senadores. Após destacar as principais realizações da Era Getúlio Vargas - entre as quais a criação da Petrobras e a instituição da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) - os senadores salientaram que  coube ao ex-presidente petebista criar e dar valor à área social na República brasileira.

Durante a homenagem foi lida a carta-testamento escrita por Getúlio Vargas um dia antes do seu suicídio, na qual  o ex-presidente narra os principais feitos em prol do desenvolvimento brasileiro, refere-se às pressões sofridas por ele e por seu governo e, entre outras coisas, acusa de entreguista a elite brasileira.O  senador Cristovam Buarque (PDT-DF) reconheceu que Getúlio Vargas foi um "personagem marcante" na história brasileira. Mas observou que, como qualquer governante, Getúlio cometeu equívocos, entre eles o de ter entregado aos nazistas Olga Benário, mulher do líder comunista Luís Carlos Prestes.

Veja a íntegra da Carta Testamento de Getúlio Vargas.

Veja um pouco da história de Getúlio Vargas

Os 54 anos de morte do presidente Getúlio Vargas, ocorrido no dia 24 de agosto de 1954, foram lembrados nesta  sexta-feira (22) pelos senadores. Após destacar as principais realizações da Era Getúlio Vargas – entre as quais a criação da Petrobras e a instituição da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) – os senadores salientaram que  coube ao ex-presidente petebista criar e dar valor à área social na República brasileira.

Durante a homenagem foi lida a carta-testamento escrita por Getúlio Vargas um dia antes do seu suicídio, na qual  o ex-presidente narra os principais feitos em prol do desenvolvimento brasileiro, refere-se às pressões sofridas por ele e por seu governo e, entre outras coisas, acusa de entreguista a elite brasileira.O  senador Cristovam Buarque (PDT-DF) reconheceu que Getúlio Vargas foi um “personagem marcante” na história brasileira. Mas observou que, como qualquer governante, Getúlio cometeu equívocos, entre eles o de ter entregado aos nazistas Olga Benário, mulher do líder comunista Luís Carlos Prestes.

Veja a íntegra da Carta Testamento de Getúlio Vargas.

Veja um pouco da história de Getúlio Vargas