Kátia Abreu discute redução no preço das passagens aéreas com a bancada do Tocantins no Congresso


Ascom Kátia Abreu
26/02/2019

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) reuniu-se, nesta terça-feira (26), com senadores e deputados federais do Tocantins para discutir com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) o alto preço das passagens aéreas para Palmas e a escassez de malha viária no estado.

Durante a reunião em seu gabinete, em Brasília, Kátia apresentou uma pesquisa mostrando que as passagens aéreas com destino à capital tocantinense chegam a ser 200% mais caras do que em outras cidades de porte similar, como Cuiabá (MT) e São Luís (MA), na mesma data, partido do mesmo local.

“Além dos horários inconvenientes dos voos que chegam e partem de Palmas, os preços são exorbitantes. Não temos voos suficientes nem preços coerentes em relação aos nossos estados vizinhos”, afirmou a senadora, que destacou ainda que o Tocantins reduziu o ICMS de querosene de aviação de 14% para faixa entre 7% e 3% neste mês. “Portanto, não há explicação para essa discrepância”, completou.

Kátia Abreu sugeriu ao diretor da ABEAR, Airton Pereira, que Palmas passe a ser um hub (ponto de conexão) dos voos que partem do Nordeste rumo ao centro e ao sul do país, função hoje cumprida por Brasília, cujo aeroporto tem apresentado sobrecarga. “Temos todas as condições de receber essas conexões, especialmente de Salvador, Belém e São Luís. A mudança de rota seria uma boa forma de melhorar nossa performance”, disse.

Os parlamentares presentes no encontro promovido por Kátia acertaram a realização de uma audiência com representantes das empresas aéreas a fim de cobrarem resposta às demandas apresentadas e ouvirem as sugestões das companhias. Participaram, além da anfitriã, o senador Eduardo Gomes (PMDB-TO) e os deputados federais Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO), Osires Damaso (PSC-TO), Tiago Dimas (Solidariedade-TO) e Célio Moura (PT-TO).