Senador Gurgacz anuncia audiência pública sobre cooperativismo

O senador Acir ­Gurga­cz (PDT-RO) afirmou que a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária  realizará no dia 24 uma audiência pública sobre dois projetos que tratam da Lei Geral do Cooperativismo.

De acordo com ele, um ponto fundamental de divergência entre as duas propostas, que precisa ser resolvido, diz respeito à definição do ato cooperativo.

Ele explicou que, enquanto o PLS 153/07, de Eduardo Suplicy (PT-SP), define o ato cooperativo como sendo “aquele praticado entre a cooperativa e seu cooperado ou entre cooperativas associadas”, o PLS 3/07, do então senador Osmar Dias, equipara ao ato cooperativo “os negócios auxiliares ou meios, indispensáveis à consecução dos objetivos sociais”.

De acordo com Acir Gurgacz, o fortalecimento do cooperativismo ajudaria o Brasil a enfrentar a crise financeira internacional.

— O ideal seria concluirmos a tramitação da Lei Geral do Cooperativismo no Senado e na Câmara ainda neste ano.