Sem poder visitar túmulo de Brizola, líderes do PDT farão homenagem online


19/06/2020

Fundador e maior líder da história do PDT, Leonel Brizola será homenageado em um ato online no próximo domingo (21), dia que marca os 16 anos de falecimento do ex-governador. A celebração substituirá a visita que os trabalhistas fazem todos os anos ao jazigo de Brizola em São Borja, suspensa em razão da pandemia de coronavírus.

O ato será conduzido pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, pelo ex-ministro Ciro Gomes, atualmente o maior expoente nacional da sigla, e pela deputada estadual Juliana Brizola, neta do ex-governador. Além de senadores e deputados, participarão da homenagem, artistas, jornalistas, escritores, cantores e outros familiares de Brizola.

A celebração, intitulada “Obrigado, Brizola”, será transmitida pelas redes sociais. De acordo com Juliana Brizola, que todos os anos vai a São Borja com a comitiva do PDT, o ato online foi a maneira encontrada para não deixar a data passar em branco.

“Todos os anos, vou a São Borja realizar minha homenagem e fazer a minha prece. Sempre volto de lá motivada e reenergizada. Neste momento de crise, precisamos seguir as recomendações dos órgãos de saúde, evitar aglomerações e defender a vida das pessoas. Mas não poderíamos deixar essa data passar em branco, ainda mais no atual momento em que todos evocam seu nome e seus ensinamentos. O ato promete ser muito emocionante e trará consigo várias surpresas”, afirma a deputada.

Falecido em 21 de junho de 2004, Leonel de Moura Brizola foi governador do Rio Grande do Sul de 1959 a 1963, duas vezes governador do Rio de Janeiro (1983 a 1987 e 1991 a 1994), prefeito de Porto Alegre e deputado federal e estadual. Concorreu à presidência da República pelo PDT em 1989 e em 1994, tirando o terceiro e o quinto lugar, respectivamente.