Segurança e Mobilidade Urbana: pilares do plano de governo de Diego Hernandez à prefeitura de Franco da Rocha (SP)


Por Ester Marques
19/10/2020

O candidato a prefeito de Franco da Rocha (SP), Diego Hernandez (PDT-SP), tem se destacado com propostas inovadoras para a cidade. Um dos principais pilares do seu plano de governo irá levar, aos 150 mil habitantes do município, mais segurança e proteção, além de modernidade para o sistema de transporte público coletivo.

Segundo os números do atlas da violência 2020 (IPEA), a cidade tem estatísticas de violência muito mais altas que os números do estado de São Paulo. Os dados apontam para uma alta taxa de violência, com mais de 15 homicídios para cada 100 mil habitantes, o que deixa Franco da Rocha em 49º no ranking das cidades mais violentas do estado.

Para garantir que a prefeitura tenha um órgão especializado para conduzir a política pública de segurança, será implementado, no município, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, que irá fazer a gestão da Guarda Civil Municipal, a interlocução com as policias civil e militar e com a Secretaria de Segurança do estado de São Paulo, o que irá aumentar a capacidade de monitoramento através do uso inteligente de tecnologias.

“Com mais de 150 mil habitantes, Franco da Rocha precisa de uma estrutura de administração específica para gerenciar e aplicar medidas efetivas de combate à violência”, destaca o candidato.

Em seu governo, Hernandez irá lançar o “Programa Alistamento Jovem Cidadão”. O projeto oferecerá mais oportunidades de renda através de bolsas que incentivem o jovem que vive em situação de vulnerabilidade social da região.

Para oferecer mais segurança às mulheres vítimas de violência, o pedetista irá colocar em prática a Lei 1.060/2014 de autoria da também pedetista, Neiva Hernandez (PDT-SP), que autoriza o aluguel social para mulheres, garantindo assistência social especial para aquelas que não tenham garantia de segurança em seus lares.

Também será implementado em Franco da Rocha a “Muralha digital”. Com um moderno sistema de câmeras de acompanhamento de alta definição em diversos pontos da cidade, o sistema contará com o “Detecta”, um monitoramento inteligente que integra banco de dados das polícias paulistas, com o registro de ocorrências, Fotocrim (Banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran e registro de veículos furtados, roubados e clonados.

Para reduzir o índice de criminalidade em regiões escolares, Diego Hernandez irá estruturar e ampliar o sistema de rondas dos agentes da Guarda Civil Municipal para evitar que jovens sejam aliciados pelo crime. O pedetista também pretende estender o trabalho dos agentes para a área rural de Franco da Rocha.

Mobilidade Urbana

Para combater as desigualdades na estrutura de Franco da Rocha, Diego Hernandez irá trabalhar na produção de novas centralidades e levar o mesmo nível de infraestrutura e planejamento urbano do centro para os bairros da cidade, com intervenções inteligentes que estejam conectadas ao cotidiano e necessidades de cada localidade.

“Vamos criar projetos para explorar o potencial econômico de cada região através de um traçado urbano e um planejamento localizado, implementando obras públicas e equipamentos urbanos para aumentar a infraestrutura local, incentivando bancos, correios e lotéricas, por exemplo, a se instalarem nessas regiões”, destaca o candidato.