Secretário do MEC avalia positivamente programa de ensino técnico

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antonio de Oliveira, avaliou que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), aprovado pela Câmara no ano passado, tem sido satisfatório. Segundo ele, neste ano já foram feitas 155 mil matrículas em cursos técnicos. A meta para 2012 são 500 mil vagas.

Até 2014, a meta é ofertar 8 milhões de vagas no conjunto das redes que virão a operar o Pronatec. Isso será feito por meio de bolsas, ampliação da rede de ensino profissionalizante e parcerias com instituições do Sistema S, por exemplo.

Oliveira participa de audiência pública que discute os resultados no Pronatec na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. A reunião prossegue no plenário 12.

O coordenador-geral do Seguro Desemprego do Ministério do Trabalho, Márcio Alves Borges, elogiou a vinculação do recebimento do seguro-desemprego ao estudo, prevista no Pronatec. Segundo ele, os casos de trabalhadores que buscam reincidentemente o benefício têm a ver com a falta de qualificação. Com a vinculação, muitos segurados acabam se habilitando em uma segunda profissão.

Agência Câmara