Roberto Cláudio promove Seminário Internacional de políticas públicas em Fortaleza


Secom Prefeitura de Fortaleza (CE)
24/01/2017

Começou nesta quinta-feira (26), por iniciativa do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), o Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades.  O encontro, que vai até o próximo sábado (28), é uma oportunidade para que especialistas brasileiros e internacionais dividam com gestores locais experiências aplicadas em áreas como mobilidade urbana, gestão pública e saúde.

O Seminário conta com a presença do ex-prefeito de Medellín, Aníbal Gaviria, da Presidente Mundial do World Wide Fund for Nature (WWF), Yolanda Kakabadse, do ex-vice-ministro de Infraestrutura da Colômbia, Javier Hernández, e da Diretora Executiva do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde, Carina Vance.  O ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes encerrará o evento com o painel que trata da perspectiva para vida nas cidades brasileiras nos próximos quatro anos.

“O grande desafio do seminário será pensar as prioridades urbanas com inteligência e com desprendimento para realizar um intercâmbio com experiências exitosas que já ocorrem em outros locais do mundo, aprendendo a compartilhar e aprender com erros e acertos de outros gestores”, definiu Roberto Cláudio.

Em sua participação na abertura do evento, o deputado federal André Figueiredo (PDT), afirmou que “o prefeito Roberto Cláudio, diante dos graves problemas que se apresentam para uma metrópole como Fortaleza, tem se mostrado um gestor sintonizado com o seu tempo, preocupado em encontrar soluções criativas, inovadoras, inclusivas e viáveis para esse momento de crise profunda”

Já o governador Camilo Santana elogiou a gestão pedetista. “Fortaleza é hoje um exemplo para o Brasil e para o mundo com o revolucionário projeto lançado pelo prefeito Roberto Cláudio, o ‘Fortaleza 2040’, que abre um diálogo permanente com as pessoas, com um compromisso para um futuro melhor para todos”, lembrou.

Esse é o caso, por exemplo, da cidade de Medellín, apresentado pelo ex-prefeito Aníbal Gaviria. Medellín foi destaque no cenário mundial como referência em planejamento urbano após longo período de degradação e violência urbana. Em 2013, a cidade colombiana recebeu o título de “Cidade Mais Inovadora do Planeta”, segundo o Wall Street Journal e o Urban Land Institute.  Uma cidade que, nos anos 90, tinha índice de criminalidade atingindo o número de 429 mortes por 100 mil habitantes. Hoje, o número de assassinatos foi reduzido para 14.

Durante o evento, será lançado o livro “Políticas Pro-Inclusión: Herramientas prácticas para el desarrollo integral de las cuidades en América Latina” , de autoria dos consultores do Banco de Desenvolvimento da América Latina CAF Pablo Vaggione e Elisa Silva. Na publicação, Fortaleza é destaque como um exemplo próspero em suas Políticas de Desenvolvimento de Baixo Carbono e as iniciativas em mobilidade urbana.

A programação do evento inclui, ainda, nomes relevantes no cenário brasileiro, como o Presidente do Conselho de Administração do Porto Digital do Recife, Silvio Meira, o Presidente Executivo do Movimento Brasil Competitivo, Cláudio Gastal, o Presidente do Instituto de Pesquisa – Locomotiva, Renato Meirelles e o Diretor Executivo da Fundação Estudar – Fundação Lemann, Tiago Mitraud.

Serviço:

Seminário de Políticas Públicas Inovadoras para cidades

Período: 26, 27 e 28 de janeiro de 2017.

Local: Marina Park Hotel – Atlântico Hall (entrada pela Rua Adolfo Caminha S/N)

Informações: Assessoria de Comunicação da CERIF por meio do telefone: 85 98798 1510.