Roberto Cláudio promove intercâmbio de jovens da rede pública para o Canadá e Espanha


Ascom Prefeitura de Fortaleza
17/04/2017

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT-CE) e o secretário de Juventude do município, Júlio Brizzi (PDT-CE) se encontraram, nesta segunda-feira (17), com os 98 jovens selecionados pelo Programa Juventude Sem Fronteira, que viajarão nos dias 18 e 19 de abril para um intercâmbio no Canadá e na Espanha. A iniciativa, exclusiva para estudantes da rede pública de ensino matriculados no Academia Enem, promove uma experiência de estudo e vivência internacional aos jovens que tiveram as melhores notas no Enem.

De acordo com o Roberto Cláudio, essa é a primeira porta aberta para o futuro vencedor desses jovens, que estudaram em escolas públicas.

“Sabemos que por meio da educação, muitas vidas podem ser transformadas. E esta é a nossa missão: dar oportunidade para que os nossos jovens realizarem grandes sonhos. Estou muito feliz em concretizar esse desejo, que já existia há dois anos, e proporcionar uma oportunidade de vida importante para tantos estudantes. A ideia é que quando esses jovens voltem, depois de 8 semanas, nós possamos ter líderes nos bairros da cidade, com um nível de responsabilidade pessoal e coletivo diferenciado. Eu estou muito otimista com os resultados de médio e longo prazo que um programa como esse pode gerar para a cidade de Fortaleza”, revela o pedetista.

Os jovens também serão beneficiados com curso de idiomas (inglês ou espanhol), despesas básicas pagas e ajuda de custo. Para participar da seleção, o aluno matriculado no Academia Enem precisava ter entre 18 e 29 anos, ter cursado o ensino médio integralmente na rede pública ou ainda cursar o terceiro ano em escola pública, ter obtido a frequência mínima obrigatória de 65% nas aulas do Academia Enem e ter alcançado a pontuação mínima de 550 pontos na média geral do Enem 2015 ou 2016.

“O Academia Enem é um projeto que já está na 5ª edição. Já passaram mais de 40 mil jovens da cidade de Fortaleza, prioritariamente da rede pública. A prefeitura de Fortaleza disponibiliza material, alimentação, fardamento, vale transporte, além de grandes professores com grande qualidade de conteúdo, que permite que os jovens ingressam no ensino superior. O projeto ‘Juventude sem fronteiras’ é inovador, a gente tá fazendo pela primeira vez em fortaleza e no estado do Ceará. Essa iniciativa serve para valorizar e premiar os estudantes que se esforçaram e se dedicaram às aulas do Academia Enem. É apenas por meio dos estudos que os jovens podem ser o que quiserem na vida e alcançarem o que quiser”, pondera Julio Brizzi, que é vice-presidente nacional da Juventude Socialista (JS).

Academia Enem
As inscrições da edição 2017 do Projeto Academia Enem encerraram-se em tempo recorde, no dia 24/03, com pouco mais de 24 horas depois de serem abertas. São 8 mil vagas para o curso, que é totalmente gratuito. O projeto oferece aulas preparatórias para o Enem com os melhores professores de Fortaleza, além de material didático, vale-transporte, lanche, camisa, laboratório de redação e aulas disponíveis na internet.