Roberto Cláudio participa da abertura do ano letivo na Rede Municipal em Fortaleza

Prefeitura de Fortaleza
29/01/2020

O prefeito Roberto Cláudio (PDT-CE) e a secretária da Educação, Dalila Saldanha, participaram da abertura do período escolar 2020, na manhã dessa terça-feira (28), em solenidade na Escola Municipal Manoelito Guimarães Domingues, no Ancuri (Regional VI). Durante o evento, o prefeito destacou o investimento de R$ 43 milhões da Secretaria Municipal da Educação (SME) para garantir que as unidades escolares estivessem preparadas para o início das aulas, com foco na aquisição de material e equipamentos, organização das salas de aulas e preparo da merenda escolar.

“Precisamos comprar material, avaliar a estrutura física da escola, capacitar professores. Tudo para, efetivamente, abrirmos as portas para 228 mil alunos”, declarou

Durante o evento, Roberto Cláudio comemorou os números que apontam Fortaleza como uma das capitais brasileiras com o maior número de matrículas.

“Tivemos um incremento, em relação ao ano passado, de 8 mil alunos. Isso é muito importante, porque a gente tá ampliando vagas e oportunidades na Rede Municipal de Fortaleza e promovendo inclusão social, garantindo o direito de educação pública sem nenhum tipo de gastos para as famílias que não poderiam pagá-las fora daqui. Desde 2013, a gente tem uma curva ascendente de aumento de matrículas demonstrando o compromisso de expansão da nossa rede”, ressaltou.

A Rede de Ensino de Fortaleza é reconhecida hoje como a quarta maior das capitais brasileiras, perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus, e é a primeira do Nordeste, conforme o Censo Escolar 2019. Vale destacar também que no Brasil, ao longo de 2019, houve um decréscimo de 1,8% no total de matrículas presenciais na Educação Básica no ensino público. Caminho contrário fez a Rede Municipal de Fortaleza, que alcançou um incremento de 3%, totalizando 220.420 alunos matriculados.

O prefeito elencou os fatos do aumento, a exemplo da regularidade do calendário escolar, da abertura de novas escolas e creches onde não havia equipamentos e da qualidade do ensino. “Isso tem ocasionado uma migração de crianças da rede privada para a pública. Isso nos dá orgulho, mas aumenta a responsabilidade”, afirmou.

“Iniciamos mais um ano de muita evolução. Temos organizado melhor a estrutura das nossas escolas para acolher quem opta pelo sistema público, com vistorias, melhorias para oferecer segurança, acessibilidade, prevenção de incêndios. Esta escola mesmo recebeu os recursos do Programa Municipal de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (PMDE), no valor de R$ 10 mil, para garantir melhoria no espaço físico”, informou Dalila Saldanha, titular da SME que, na ocasião, também lançou uma parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) para o desenvolvimento do programa Observatório na Educação Municipal de Fortaleza.

Segundo Dalila, o objetivo é capacitar os professores. “Com o programa, a gente vai financiar linhas de pesquisas e a UECE, por meio de seus pesquisadores, doutores, pós-doutores e mestres, vai desenvolver pesquisas nas áreas de políticas públicas, letramento, tecnologias e ensino da Língua Portuguesa. Em contrapartida, estamos oportunizando aos nossos professores 40 vagas em nível de pós-graduação, mestrado e doutorado e o convênio terá vigência até 2023. É um incentivo à valorização dos nossos profissionais na sua formação continuada”, explicou

Nova quadra poliesportiva

Durante o evento, o prefeito Roberto Cláudio também inaugurou a nova quadra poliesportiva da unidade escolar. Construído pela gestão municipal com investimento de R$ 406.036,58, o equipamento possibilitará aos estudantes esporte e lazer, com a prática de diversas modalidades, além de oportunizar atividades culturais e eventos pela comunidade escolar e população local.

“É uma felicidade muito grande porque eu estou aqui desde 2013, já tivemos várias reuniões na secretaria e, por intermédio da professora Dalila Saldanha, saiu a nossa quadra. Esta comunidade merece, será um equipamento social importante para nossas crianças e jovens e vai ajudar no processo de educação, algo fundamental na formação humana deles.”, destacou a diretora da escola, Aparecida Carvalho.

A construção do equipamento é um sonho antigo não só da diretora, mas também dos pais que torcem para que as melhorias aconteçam. A dona de casa Maria José de Oliveira, de 28 anos, tem dois filhos matriculados na Escola Municipal Manoelito Guimarães Domingues e reforçou a confiança que sente no aprendizado deles.

“O grau de ensino daqui é equivalente ao de escola particular. As professoras cobram, a diretora corre atrás das melhorias e benefícios da escola, como essa quadra, por exemplo. É mais um espaço que se abre. Além disso tem o ensino. Meus filhos são bem acompanhados e estão em um nivel muito bom de aprendizagem”, disse.