Roberto Cláudio lança campanha Maio Amarelo, por melhorias no trânsito de Fortaleza (CE)

Ascom Prefeitura de Natal (RN)
08/05/2018

O prefeito Roberto Cláudio lançou, nessa segunda-feira (07), a programação do Maio Amarelo. A campanha, que tem o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, visa chamar a atenção para melhorias no trânsito de Fortaleza, oferecendo melhor infraestrutura e garantias, especialmente para os usuários mais vulneráveis no trânsito, desta vez com foco no pedestre. Para isso, durante todo o mês de maio, uma série de atividades serão realizadas em diversos pontos da Cidade.

“Conseguimos muitos avanços nos últimos três anos, desde que adotamos políticas públicas de segurança viária mais eficientes. Quanto maior for o nível de consciência, de corresponsabilidade do cidadão, maior será o número de vidas salvas e menor será o número de acidentes na nossa Cidade”, destacou o prefeito.

De acordo com dados preliminares da próxima edição do Relatório Anual de Acidentes de Trânsito de Fortaleza (2017), o número de pedestres que perdem a vida em Fortaleza, apenas para atravessar a rua por exemplo, vem diminuindo nos últimos seis anos. No início da Década de Ação pela Segurança Viária Global da ONU (2011), 171 pessoas perderam a vida ao serem atropeladas, o ponto mais alto da série histórica da Capital Cearense. Ano passado, o número registrado foi de 96 óbitos, uma redução de 56% se comparados os dois períodos.

O perfil da maioria das vítimas que andam a pé nas ruas e que perdem a vida ao serem atropeladas é de idosos, com mais de sessenta anos e, em geral, esses acidentes acontecem numa distância de até um quilômetro da casa das vítimas. Os bairros que concentram a maior parte das ocorrências estão nas Regionais I, V e VI. Ainda segundo o estudo, a maioria dos casos (43,7%) dos atropelamentos são causados por motociclistas, seguidos por automóveis (39,4%). Ao todo em 2017, 256 pessoas morreram em acidentes que poderiam ter sido evitados.