Roberto Cláudio fiscaliza e acompanha atendimento em Posto de Saúde e Policlínica


Portal Prefeitura de Fortaleza
03/03/2020

O prefeito Roberto Cláudio (PDT-CE) visitou, na manhã dessa segunda-feira (02), o Posto de Saúde Dr. Eduardo Régis Monte Jucá, no Mondubim, e a Policlínica Dr. Lusmar Veras Rodrigues, no Jóquei Clube. O objetivo das visitas foi fiscalizar o funcionamento dos equipamentos. Na ocasião, o Prefeito conversou com funcionários e pacientes para conhecer as demandas específicas e saber qual a avaliação do atendimento prestado.

O Posto de Saúde conta um novo modelo de gestão, desde o final do ano passado. “Implantamos uma nova forma de administração em algumas unidades específicas e temos avaliado o atendimento, inclusive na percepção do usuário. Tivemos respostas positivas, mas viemos visitar pessoalmente, saber o que está acontecendo, como estão os insumos, os estoques de medicamentos e também ouvir a população”, explicou Roberto Cláudio.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Joana Maciel, além do posto Régis Jucá, uma unidade no Jangurussu também adotou o modelo, que tem a gestão de uma organização social, por meio de contrato com a Prefeitura. “Isso permite um acompanhamento mais eficaz, pois o contrato prevê o cumprimento de metas, acompanhadas mensalmente. Essas metas estão sendo batidas. Além disso, a empresa tem conseguido deixar as equipes completas, o que era uma grande dificuldade antes”, ressaltou.

Uma população estimada de 17 mil pessoas dos bairros Mondubim e Planalto Ayrton Senna é atendida no Posto de Saúde Dr. Eduardo Régis Monte Jucá, que conta com três equipes de saúde, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.

A Policlínica Dr. Lusmar Veras Rodrigues também utiliza o novo modelo de gestão.
O prefeito visitou também a Policlínica Dr. Lusmar Veras Rodrigues, onde no atendimento também é utilizado o novo modelo de gestão a pacientes que são encaminhados dos postos de saúde e vem sendo realizado conforme a expectativa.

“Só no mês de fevereiro, foram 8 mil atendimentos e exames em várias especialidades médicas, além do espaço de reabilitação com fisioterapia e terapia ocupacional. Confirmamos o nível de satisfação das pessoas”, afirmou o Prefeito.

A Policlínica atende 13 especialidades médicas nas áreas de cardiologia, endocrinologia, ginecologia, neurologia, urologia, dermatologia, nefrologia, infectologia, angiologia, oftalmologia, estomaterapia, dentre outras, com foco, em especial, na linha do cuidado ao paciente hipertenso e diabético. Também oferece, além de exames complexos, o Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) para pessoas que vivem com HIV/AIDS e um centro cirúrgico destinado a pequenos procedimentos de baixa complexidade, possibilitando a descentralização e regionalização do atendimento à população nos territórios.

A auxiliar de cozinha, Aila Maria Andrade, de 43 anos, estava acompanhando o filho Wilame Andrade, de 16 anos, que passou por cirurgia no Instituto Doutor José Frota (IJF) 2. “Meu filho caiu e a perna deslocou do quadril. Nós fomos encaminhados ao IJF2 para a cirurgia. Lá, ele teve tudo, do nutricionista à fisioterapia. E agora está sendo recebido na Policlínica para continuar o tratamento com os fisioterapeutas. Eu passei quase dois meses lá e posso dizer que fui muito bem atendida e acredito que meu filho vai ser bem acompanhado até o fim do tratamento”, declarou.