Roberto Cláudio encaminha projeto que cria bolsa de estudo para o residente de medicina

Foto: Diário do Nordeste/ Alex Costa

Ascom Prefeitura de Fortaleza
12/04/2018

O prefeito Roberto Cláudio encaminhou, nesta quarta-feira (11), para a Câmara Municipal de Fortaleza, o projeto de lei que cria uma bolsa de estudo para o residente de Medicina da Família e Comunidade. A bolsa será para estimular a formação de novos especialistas médicos de atenção básica, garantindo um atendimento com ainda mais qualidade para a população de Fortaleza.

Cerca de 90% das situações médicas mais frequentes que atingem a população em geral têm capacidade de resolução na atenção básica. Por esta razão, Roberto Cláudio vê a necessidade de valorizar o profissional.

Cada residente de Medicina da atenção básica receberá o valor mensal de R$ 5 mil. A bolsa municipal será complementar à bolsa de residência médica ofertada pelo Governo Federal. A residência em Medicina da Família se dá na Atenção Primária e prepara o médico para atuar nas situações que mais ocorrem na população em geral.

Desde 2006, Fortaleza formou apenas 160 médicos da Família e Comunidade. Por isso, a importância de complementar a bolsa para a ocupação de vagas para a residência.

O projeto de lei tem autoria do vereador Jorge Pinheiro e foi encaminhado à Câmara Municipal, onde será votado.