Roberto Cláudio anuncia pacote de reformas para Postos de Saúde em Fortaleza


Portal Prefeitura de Fortaleza
02/03/2020

O prefeito Roberto Cláudio (PDT-CE) anunciou, em coletiva de imprensa no Paço Municipal, nessa sexta-feira (28), um novo pacote de reforma para as Unidades de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O plano faz parte do trabalho de requalificação da rede, hoje formada por 113 Postos de Saúde que prestam serviços de atenção básica como clínica médica, puericultura, assistência farmacêutica e imunização, e que funciona como a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ocasião, foi anunciada a reforma de 36 Postos e o plano de contingência para o atendimento da população adscrita ao território dessas Unidades. Além das reformas, um programa de manutenção e reparos será conduzido junto com as Secretarias Regionais de Saúde em outros 57 Postos, melhorando assim as condições de infraestrutura de 92% da Rede de Assistência Primária, que atende mais de 2 milhões de pessoas em Fortaleza.

Além disso, a Prefeitura também vai ampliar a rede com a construção de 6 novos Postos, os quais irão se somar aos outros 25 já construídos desde o início da gestão Roberto Cláudio, totalizando, até o fim do mandato, 119 Unidades de Atenção Primária, onde 80% dos problemas de saúde da população são atendidos, segundo dados do Ministério da Saúde.

“O investimento em recursos humanos é, de longe, o mais importante e de maior montante que tem sido feito na Saúde de Fortaleza, mas para atender de maneira humanizada e para a gente ter um bom acolhimento, é essencial uma boa estrutura, uma boa capacidade de atender os pacientes e os profissionais em locais dignos. A entrega de cada uma dessas Unidades certamente irá qualificar a assistência à população”, ressaltou Roberto Cláudio.

A secretária Municipal da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, ressalta que as reformas são situações transitórias que têm por objetivo oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais e um melhor atendimento aos cidadãos. “É preciso levar às comunidades o nosso pedido de compreensão pelos transtornos, pois com as reformas é necessário deslocar o atendimento. Temos contado com a parceria dos usuários, que ficarão sendo atendidos temporariamente em outras unidades, associações ou imóveis alocados”, disse.

Investimentos

Durante a apresentação, também foi realizado um balanço de todos os investimentos realizados na Rede Pública de Saúde da Capital ao longo da gestão. Ao todo, foram aplicados R$ 388.027.940,00 em equipamentos. “A constituição exige que os municípios gastem em torno de 15% da receita com saúde e estamos gastando cerca de 30%. Mais do que retórica, o compromisso dos governos com as causas são reproduzidos pelos orçamentos públicos e aqui, em nenhuma área, investe-se tanto recurso quanto na saúde”, disse o prefeito Roberto Cláudio.

Além das reformas e construção de novos Postos, foi apresentada a ampliação da Rede de Atenção Psicossocial, com três novas Unidades de Acolhimento, três novos Caps AD e um novo Caps Infantil ainda para 2020, e a descentralização das Bases do SAMU, que totalizará 15 unidades em 2020, junto com a renovação de 100% da frota de 24 ambulâncias e 11 veículos reserva.

Outro ponto divulgado foi a construção das Policlínicas, sendo duas entregues no Jangurussu e no Jóquei Clube, com mais duas previstas para o mês de junho no Passaré e no Bonsucesso. As unidades entregues já registram cerca de 7 mil atendimentos por mês, desafogando filas de exames e consultas especializadas. Foi citada, ainda, a implantação das Centrais de Distribuição de Medicamento nos Terminais, que garante à população 118 medicamentos para além da estruturação nos Postos de saúde.

Também foi destaque a Rede de Urgência e Emergência com a construção de 6 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) municipais e a ampliação da Rede Hospitalar, com ênfase para o Instituto Dr. José Frota 2 (IJF2) e o Hospital da Criança, além da renovação dos Frotinhas e Gonzaguinhas, do Hospital Nossa Senhora da Conceição e do Hospital da Mulher. Com isto, serão mais de 400 novos leitos hospitalares dentro da Rede Municipal de Saúde.