Respeitem o Ministério do Trabalho


Por Manoel Dias
31/01/2018

A condução que o governo ilegítimo tem dado ao Ministério do Trabalho é ultrajante à classe trabalhadora, ao povo brasileiro, e à memória dos que o edificaram.

Se não bastasse o crime de lesa-trabalhador, por conta da reforma trabalhista, que apenas retirou direitos já consagrados, agora o presidente Michel Temer humilha o Ministério do Trabalho, com a insistência de nomear como ministra, Cristiane Brasil, filha de Roberto Jefferson.

Construído por Getúlio Vargas, em 26 de novembro de 1930, foi uma das primeiras iniciativas que a Revolução de 30 efetivou. Getúlio mudara neste ato, de forma incontestável, séculos de exploração e abusos.

Enfim direitos e garantias à classe trabalhadora começaram a ser reconhecidos, a relação capital e trabalho abriam novas perspectivas em um novo paradigma de proteção aos que verdadeiramente produzem.

Nascia, diante deste ato, o ódio perpétuo das classes dominantes contra o trabalhismo, em especial, os abastados paulistas oligárquicos, que se utilizavam da exploração da mão de obra quase escrava para seu autoenriquecimento.

A consolidação das leis trabalhistas também representou um duro golpe aos filhos das Capitanias Hereditárias. Um salto gigantesco para emancipação da classe trabalhadora, e direitos como: férias, décimo terceiro salário, jornada de trabalho definida, licença maternidade, entre outros foram aplicados.

Outro filho ilustre do Trabalhismo que teve um relevante papel desempenhado no Ministério do Trabalho foi João Goulart, onde contrariando ferrenhamente os abastados, promoveu um aumento de 100% no valor do salário mínimo à época. Jamais Jango foi absolvido. Sofrera um golpe de Estado quando era presidente da República.

Esses são apenas alguns fatos que marcam o Ministério do Trabalho, com sua importância para o Brasil e para os trabalhadores.

O apequenamento e sua decomposição só servem aos interesses espúrios de quem quer escravizar, novamente, o trabalhador brasileiro. Só servem a quem quer retirar direitos, e se locupletam com o retrocesso do Brasil.
Fruto do que há de mais atrasado, esse governo ilegítimo é responsável por essa situação de degradação do Ministério do Trabalho, como também pela precarização do trabalho no nosso país.

Respeitem o trabalhador!
Respeitem o Ministério do Trabalho!
Respeitem o Brasil!

 

*Manoel Dias é presidente da Fundação Leonel Brizola- Alberto Pasqualini e ex- Ministro do Trabalho e emprego.