Proposta de Goura assegura o acesso a medicamentos e produtos à base de canabidiol

Ascom Mandato Goura
31/08/2020

“Acredito que o que mais atrapalha é a ignorância de nossos governantes e da população em geral. Se conhecessem os benefícios e a qualidade de vida que o óleo (Canabidiol – CBD) proporciona, sobretudo para as crianças, não haveria tantas restrições”, a avaliação é da professora Pérola de Paula Sanfelice, mãe de uma criança de quatro anos e que há dois, faz uso da medicação à base de Cannabis para tratamento de epilepsia.

Desmistificar o uso da Cannabis medicinal e debater os seus benefícios para a saúde humana é o objetivo dos projetos de leis que tramitam no Brasil, em todas as esferas do Poder Legislativo. E graças ao ativismo, e relatos como o da professora Pérola, pode-se dizer que a regulamentação do plantio e da produção de medicamentos à base da Cannabis deve acontecer em breve no País.

São várias as frentes que atuam para alcançar esse objetivo. Elas vão desde associações de pacientes, médicos e demais profissionais da saúde, parlamentares, advogados, empresas do ramo farmacêutico, institutos de pesquisas e ativistas que, muitas vezes mesmo sem fazer o uso da medicação, defendem e atuam para a regulamentação da Cannabis medicinal.

Na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Goura (PDT-PR) apresentou o Projeto de Lei 962/2019, que assegura o acesso a medicamentos e produtos à base de canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC) para tratamento de doenças, síndromes e transtornos de saúde. A proposta, apresentada em dezembro de 2019, está na Comissão de Constituição e Justiça.

Leia a matéria completa aqui.