Propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa nesta sexta-feira (31)


Por Silmara Cossolino
31/08/2018

Começa hoje (31) a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão dos candidatos que concorrem às eleições de outubro. O horário eleitoral do primeiro turno da eleição vai até 4 de outubro.

Para os presidenciáveis, os programas começam a ir ao ar no sábado (1º). O candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, terá dois blocos diários de 38 segundos cada um; mais 50 inserções no primeiro turno e 1 inserção de sobra de 30 segundos.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os programas eleitorais dos candidatos a presidente da República e a deputado federal serão transmitidos às terças e quintas-feiras, e aos sábados.

O tempo reservado a cada presidenciável varia de 5 segundos até o máximo de 5 minutos e 32 segundos.

Já o tempo total destinado à veiculação dos programas dos candidatos ao cargo de presidente da República será de 25 minutos, divididos em dois blocos de 12min30s.

No rádio, das 7h às 7h12min30s, e das 12h às 12h12min30s. Na televisão, das 13h às 13h12min30s, e das 20h30min às 20h42min30s.

Já os candidatos a governador de estado ou do Distrito Federal, ao Senado Federal e a deputado estadual ou distrital anunciarão suas propostas no horário eleitoral às segundas, quartas e sextas-feiras.

Na última terça-feira (28), o TSE aprovou a resolução que estabelece o plano de mídia de cada candidato a presidente da República.

A norma fixa a distribuição do tempo de exibição da propaganda (em rede e em inserções) que cada partido ou coligação terá para seu respectivo candidato a presidente durante o primeiro turno do pleito.

Confira aqui o quadro geral das distribuições de acordo do o TSE.