PL de Alencar da Silveira permitirá denúncia de violência contra idosos por WhatsApp

Imagem: congerdesign por Pixabay

Ascom deputado estadual Alencar da Silveira
30/07/2020

O deputado estadual Alencar da Silveira Jr. protocolou na Assembleia Legislativa de Minas Gerais um Projeto de Lei (PL) que institui o serviço permanente de denúncia de violência contra idosos via whatsApp. Com o PL, tornará possível a criação de um canal mais prático e ágil para denunciar quem pratica atos violentos contra as pessoas da terceira idade.

Segundo o texto, o serviço vai oferecer proteção aos idosos por meio de ações fiscalizadoras e punitivas, promovidas pelos órgãos do Estado. O denunciante poderá enviar mensagens, vídeos e fotos. Ele poderá ter a sua identidade preservada. O PL considera como violência contra os idosos: negligência, abandono, violência física, emocional, financeira e psicológica. O Governo de Minas Gerais poderá estabelecer parceria com os municípios, já que existe redes de atenção locais.

Para o deputado Alencar, essa é uma importante medida para aumentar a proteção dos idosos. “Só nessa pandemia, o número de denúncias de violência contra os idosos aumentou cerca de 60% em relação ao ano passado. Essa vai ser mais uma ferramenta para denunciar e proteger os nossos idosos”, afirmou o deputado.