Primeiro pedido partidário de impeachment foi do PDT

Wellington Penalva
21/05/2020

O partido abriu as portas para a luta de agremiações pelo impedimento de Jair Bolsonaro

No dia 22 de abril, o PDT entrou com o primeiro pedido de impeachment, oriundo de uma agremiação política, contra o presidente Jair Bolsonaro. A peça elencava como motivo crimes de responsabilidade, insurgência contra o direito à saúde e crimes contra a segurança nacional.

A iniciativa pedetista acabou culminando no ato “Janelas pela Democracia: Impeachment Já”, estreado na última terça-feira (19). A mobilização é uma ação conjunta entre PDT, REDE, PSB, Cidadania e PV que promove debates online com lideranças políticas, intelectuais e artistas engajados no socorro a democracia brasileira.

Na esteira do pedido de impeachment do PDT, outros partidos se moveram no mesmo sentido, engrossando o coro pelo impedimento do mandatário brasileiro. Além da ingerência no combate ao Covid-19, Bolsonaro tem criado instabilidade política, econômica e institucional no Estado brasileiro, sem contar os crimes contra o Estado Democrático de Direito ao participar de manifestações evocando a volta de uma ditadura no país.