Primeira visita às obras da Transposição do Rio São Francisco já tem data, anuncia Guilherme Landim

Foto: Junior Pio

As primeiras ações in loco da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Transposição do Rio São Francisco, da Assembleia Legislativa do Ceará, foram anunciadas na manhã desta quarta-feira (5) pelo presidente do colegiado, o deputado estadual Guilherme Landim (PDT). Os parlamentares devem viajar ao local das obras na próxima sexta-feira, dia 14 de junho.

Durante pronunciamento, o parlamentar comunicou que os membros da Comissão Especial estarão, na data anunciada, no município de Penaforte, a partir das 8h, para entender a situação atual do canteiro e reunir-se com representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional e do Consórcio responsável. Depois, às 14h, estarão no Município de Missão Velha, nas obras do Cinturão das Águas.

“Faço visita sempre que estou no Cariri, mas faço questão de poder levar outros colegas desta Assembleia, levar a imprensa para ver o que está feito. Muito é falado sobre essa obra, mas quero ter a oportunidade de levá-los para ver os seis reservatórios em Brejo Santo que já estão prontos esperando a água chegar”, desabafou o pedetista.

O Cinturão das Águas, obra complementar da Transposição, também será fiscalizado e acompanhado pela Comissão. Landim destaca que esta obra é essencial para o abastecimento hídrico do estado quando as águas do São Francisco chegarem, uma vez que é este o equipamento que abastecerá o Açude Castanhão, tão importante para Fortaleza e Região Metropolitana.

Com auxílio dos técnicos dos canteiros, a principal finalidade da Comissão Especial é construir um relatório de andamento das duas obras, levantando quais são as dificuldades que impedem a sua conclusão. Quando o documento for finalizado, os membro devem ir à Brasília, em encontro com o Ministro do Desenvolvimento Regional, buscar as respostas e o planejamento necessário para que a água do Rio São Francisco chegue, finalmente, ao Ceará.

“Nós não estamos na Tribuna para colocar a culpa no Governo Federal ou quem quer que seja. Estamos fazemos o nosso papel, cobrando, mostrando o que está acontecendo em relação à obra, em relação à falta de repasse dos recursos, em relação aos problemas que aconteceram. Quando somos eleitos, principalmente para o Executivo, temos a responsabilidade independente de quem tenha passado. Os problemas têm que ser encarados e resolvidos de cabeça erguida. Não estamos aqui para esconder nada, estamos aqui para trazer um raio-x do que está acontecendo na nossa região em relação a essas obras e cobrar do Governo Federal para que ela possa ser concluída de fato, porque o nosso Ceará precisa.”

Saiba Mais

Guilherme Landim protocolou, no dia 7 de fevereiro deste ano, o requerimento para a criação da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Transposição do Rio São Francisco. O assunto foi a pauta de seu primeiro pronunciamento como Deputado Estadual. A Transposição era uma das principais lutas do também Deputado Estadual Welington Landim, falecido em 2015 e pai de Guilherme.