Prefeito Roberto Cláudio realiza reunião com secretários para discutir ações e projetos

Ascom Prefeitura de Fotaleza

“E uma oportunidade de buscar, cada vez mais, integração no que estamos fazendo, seja territorial, ou temática. ” Prefeito Roberto Cláudio

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT-CE), reuniu-se na terça-feira (05) e na quarta-feira (06) com todos os secretários municipais para fazer um balanço das ações que já foram realizadas pela Prefeitura nos últimos três anos e meio e discutir novas ações e projetos que serão entregues até o fim do ano. Saúde, educação, juventude e habitação estão entre os principais pontos tratados no encontro. 

De acordo com Roberto Cláudio, o objetivo da reunião foi permitir que cada secretário apresentasse uma síntese de indicadores, ações e resultados. “E uma oportunidade de buscar, cada vez mais, integração no que estamos fazendo, seja territorial, ou temática”, afirmou o Prefeito.

Saúde

Em relação à área da saúde, foram apresentados indicadores como a redução em 52% da mortalidade materna; aumento na quantidade de exames de 110 mil, em 2012, para 315 mil em 2015, aumento de 73% no número de consultas médicas, entre 2012 e 2015, e de 33% nas consultas de enfermagem no mesmo período. Também teve destaque a ampliação de atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência  (SAMU) de 32 mil/ano, em 2012, para 50 mil/ano, em 2015, além do aumento da frota de 12 para 28 ambulâncias.

Também houve avanços na atenção primária, o aumento de 30,6% para 60,3% na cobertura do Programa Saúde da Família (PSF), ampliação em 32% do número de consultórios odontológicos nos postos de saúde, assim como a melhoria na infraestrutura, com 70 postos reformados e ampliados, 16 totalmente novos e outros três em obras. Sem contar as cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s) que estão funcionando e uma sexta, no Dendê, que já iniciou a construção; e a policlínica do Jangurussu, que será inaugurada ainda no mês de julho.

Reunião-com-secretários-municipais-de-Fortaleza-para-discutir-ações-e-projetosEducação

Na educação, 418 escolas passaram por melhorias estruturais e outras 70 estão em andamento. Foram inauguradas 17 Escolas de Tempo Integral e, o mais relevante, a Prefeitura conseguiu reverter a queda no número de matrículas a partir de 2013 e já contabiliza um aumento de mais de 15 mil matrículas, assim como uma ampliação de 630% entre as escolas com nível desejável de alfabetização, segundo avaliação do Spaece/Alfa. No ano de 2012, eram apenas 20 escolas com nível desejável, em 2015 já foram 146 escolas.

Juventude

Os números também apontam que Fortaleza é hoje a capital brasileira com o maior investimento em políticas públicas para a juventude. Apenas a Rede Cuca, em 2015, realizou mais de 300 mil atendimentos nos Cucas Barra, Mondubim e Jangurussu. O programa Academia Enem, que oferece preparação gratuita para a prova do Enem, beneficiou mais de 30 mil jovens nos últimos três anos. Há ainda programas como o Projovem Urbano, Integração, Juventude na Onda e Protagonismo Juvenil.

Habitação

Na habitação, serão mais de 22 mil unidades do programa “Minha Casa, Minha Vida” até o final de 2016, sendo que 7.442 delas já foram entregues até o mês de junho deste ano. O presidente da Habitafor, Gilvan Paiva, destacou a realização do primeiro sorteio inédito para 3.304 casas, sendo que 1.920 unidades já estão sendo entregues aos novos moradores no próximo dia 8 de julho e o restante até o final do mês. Um segundo sorteio, para 4.460 unidades foi realizado no último dia 27 de junho.