Prefeito Gil Cutrim beneficia moradores e economia de Ribamar (MA) com ‘Caminhão do Peixe’

Ascom Prefeitura de São José do Ribamar

Caminhão do PeixeO Caminhão do Peixe, projeto itinerante implantado pelo prefeito Gil Cutrim (PDT), em São José do Ribamar, no Maranhão, tem percorrido os bairros do município beneficiando pescadores e consumidores locais. Trata-se de um tipo de feira itinerante que leva aos consumidores produtos variados a preços bem abaixo dos praticados nos mercados e feiras da Grande Ilha.

 A iniciativa beneficia o consumidor e centenas de profissionais da cidade que vivem da pesca, dando-lhes a oportunidade de comercializar seus produtos diretamente com o cliente, sem a figura do atravessador. Com isso, o programa gera novos empregos, renda e, consequentemente, movimenta a economia da cidade.

Em quase seis anos de funcionamento, projeto já beneficiou milhares de consumidores e comercializou mais de 530 toneladas de pescados e mariscos. O veículo, adquirido por meio de uma parceria da prefeitura com o Governo Federal, é totalmente adaptado para transportar, armazenar e comercializar até 3,5 toneladas de pescado e mariscos por dia.

Em uma semana de atividades, o Caminhão do Peixe comercializa cerca de três toneladas de alimentos, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Pesca e Abastecimento. De 2011 até o momento, o projeto itinerante da prefeitura já comercializou, em toda cidade, mais de 530 toneladas.

Esta semana, o veículo estará na chamada região limítrofe com a capital São Luís, nos bairros Parque Jair (segunda-feira), Parque Vitória (terça), Alto do Turu (quarta) e Parque São José (sexta). A exemplo do que vem ocorrendo desde o ano passado, na quinta-feira (14) o Caminhão participará de mais uma edição da Feira do Agricultor Familiar, promovida pela prefeitura no Viva Outeiro, na região da sede.

O horário de funcionamento do Caminhão do Peixe, em todos os locais, é das 16h às 20h30.