Pré-sal: petroleiros denunciam Lava Jato e risco de entrega do pré-sal

Para a FUP, cruzada judicial-midiática é o pior ataque desde a ditadura e põe em risco conquistas sociais, empregos, direitos constitucionais e a própria democracia

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) divulgou nota ontem (17/3) afirmando que os trabalhadores estarão nas ruas hoje(18) para defender a democracia e combater qualquer proposta de privatização da Petrobras.

“O nível de desemprego cresceu 41,5%, atingindo no final de 2015 mais de 9 milhões de brasileiros. O PIB sofreu um tombo de 3,8% e o acumulado continua caindo: em janeiro chegou a 4,1%, segundo estimativas da FGV. É nesse contexto que é articulado o golpe, a privatização da Petrobras e a entrega do Pré-Sal. Nós, petroleiros próprios e terceirizados, estamos no centro do desmonte e reagiremos a esses ataques”, diz a nota.

Os trabalhadores avaliam que o combate à corrupção não pode ser realizado seletivamente e deve ser feito com respeito às leis e aos direitos civis. “O combate à corrupção entranhada há décadas no Estado brasileiro e historicamente denunciada pelos movimentos sociais, mas nunca apurada, não pode servir de pretextos para o golpe das elites, que sempre se beneficiaram dela.”

A FUP criticou a ação do juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, de vazar seletivamente à TV Globo um grampo em que há diálogo entre a presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ex-presidente e agora ministro da Casa Civil, Luiz Inácio Lula da Silva. “A Lava Jato transformou-se em um poder paralelo que age em associação com a mídia. Os graves episódios de violações do Estado de Direito são a prova de que a operação enveredou por caminhos conspiratórios e fascistas”, diz trecho da nota.

Os petroleiros dizem que vão marcar presença nas principais cidades do país e reafirmar que é preciso combater a corrupção, sem pôr de lado o Estado Democrático de Direito e sem penalizar os trabalhadores.”O povo brasileiro vive o mais grave ataque desde o fim da ditadura. Conquistas sociais, empregos, direitos constitucionais e a própria democracia são desmontados em uma cruzada judicial-midiática que paralisou a economia e mergulhou o país em uma arriscada polarização social”, conclui a entidade.

No vídeo abaixo, o vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras, Fernando Siqueira, fala sobre a importância do pré-sal para o Brasil.