Pesquisa Vox Populi/VOTO desta tarde: Fortunati, 38%; Manuela, 30%; Adão, 8%

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), pré-candidato à reeleição, aparece como líder na pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Vox Populi para a revista gaúcha “Voto”, mas no limite da margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

O pedetista aparece com 38% da preferência do eleitorado da cidade nos três cenários apontados pelo levantamento, realizado entre os dias 4 e 6 deste mês com 600 pessoas.

Em segundo lugar vem a deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB), com 31% em dois cenários e 30% no terceiro. O pré-candidato do PT, deputado estadual Adão Villaverde, está em terceiro, com 8% em qualquer das três hipóteses. Os indecisos variam de 8% a 11%, enquanto os votos brancos e nulos somam sempre 11%.

O deputado federal Nelson Marchezan Júnior (PSDB) aparece em um cenário e soma 2%, enquanto o deputado estadual Paulo Borges (DEM) é citado em outro, com 3%. Os dois partidos estão negociando uma eventual aliança. Outro pré-candidato mencionado, Roberto Robaina (PSOL), oscila entre 1 % e 2% nos três cenários.

Fortunati também aparece em vantagem em relação à rejeição, que é de apenas 8%, ante os 16% de Manuela e os 11% de Villaverde. A administração do prefeito foi considerada boa ou ótima por 47% dos entrevistados, regular por 39% e ruim ou péssima por 12%, enquanto 2% não souberam responder. A pesquisa foi registrada no TRE gaúcho sob o número 00016/2012.

No início de abril, pesquisa do Ibope publicada pelo jornal “Zero Hora” apontava Manuela à frente, com 36% a 37% em quatro cenários, contra 28% a 29% de Fortunati. A diferença também estava próxima ou dentro da margem de erro de quatro pontos para mais ou para menos.

Em março, levantamento do instituto Methodus para o jornal “Correio do Povo” indicava uma disputa mais apertada entre os dois principais pré-candidatos. Na época, Fortunati aparecia com 33,5%, 35,2% e 40,3% em cada um dos cenários, contra 31,3%, 34,3% 3 e 37,2%, respectivamente, de Manuela.

CLIQUE AQUI para examinar a pesquisa completa, tal como registrada na Justiça Eleitoral.

Com informações do Valor