Pedetistas integram compor a CPI para investigar a origem do óleo nas praias brasileiras

PDT na Câmara
19/11/2019

O líder do PDT, deputado André Figueiredo (CE), indicou os pedetistas Eduardo Bismarck (CE) e Fábio Henrique (SE), para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar a origem das manchas de óleo que atingem as praias do Nordeste e do Espírito Santo.

Inicialmente, o Ibama divulgou que as primeiras manchas apareceram em 2 de setembro nas cidades de Ipojuca e Olinda, em Pernambuco. Em seguida, o instituto o concluiu que os primeiros registros nas praias surgiram em 30 de agosto na Paraíba, em Tambaba e Gramame, no município de Conde, e na Praia Bela, em Pitimbu.

Recentemente, o Ibama divulgou a lista atualizada com os 607 locais do litoral brasileiro que já foram atingidos pelas manchas de óleo. São 115 municípios afetados em 10 Estados (AL, BA, CE, ES, MA, PB, PE, PI, RN e SE).

Eduardo Bismarck é natural de Fortaleza (CE). Bacharel em direito pelo Uniceub (Brasília), atuou por vários anos nas áreas civil e administrativa, com ênfase nos setores de energia e mineração. Advogou também para entidades representativas de trabalhadores e lecionou como professor convidado em cursos de pós-graduação.

Fábio Henrique, nascido em Simão Dias (SE), policial rodoviário federal e advogado é formado pela Universidade Tiradentes de Sergipe. O parlamentar tem posição firme e cobra urgência na solução do problema. “Iremos investigar a origem das manchas de óleo, bem como avaliar as responsabilidades pelo vazamento e procurar medidas para avaliar os danos”, ressalta.