Pedetistas e deputados da oposição apoiam CPI sobre denúncias de Moro


PDT na Câmara
28/04/2020

Em sessão virtual dessa segunda-feira (27) deputados da oposição cobraram providências do Poder Legislativo e anunciaram a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI), para apurar as denúncias do ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro.

O líder do PDT, deputado federal Wolney Queiroz (PDT-PE), afirma que os acontecimentos da semana passada demonstram que o Palácio do Planalto está descolado da realidade do resto do País, que lida com o combate ao coronavírus. “Enquanto ministro e presidente se digladiam, as pessoas morrem, a saúde nos estados está colapsada, e os recursos não chegam para as pessoas ou para as empresas. O Brasil oficial não quer saber do Brasil real”, criticou.

Para o líder da oposição, deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), o Parlamento precisa cobrar responsabilidade do presidente da República. “O ex-ministro Moro revela claramente as pressões a que estava submetido, porque as investigações estão chegando aos filhos do presidente e aos aliados do presidente. É inimaginável o momento politico em que vivemos e não podemos ficar silentes”, afirmou.

Já a líder do PCdoB, deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), afirmou que está colhendo assinaturas para que a (CPI) seja instalada. “É impossível o Parlamento assistir, sem fazer nada, às denúncias contra Bolsonaro, de que o presidente tira chefes da Polícia Federal que não estão fazendo o que ele quer. É preciso investigar”, declarou.

O deputado Bira do Pindaré (PSB-MA) disse que o PSB está trabalhando em um novo pedido de impeachment. “Não é momento de omissão, é momento de debate e de decisão”, reforçou.

A líder do Psol, deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS), ressaltou que a crise política criada pelo presidente da República coincide com a maior crise sanitária da nossa geração. “Bolsonaro é um elemento de instabilidade, agora se junta a Roberto Jefferson e Valdemar Costa Neto [condenados pelo mensalão] negociando cargos para uma base alugada na Câmara. E ainda temos a comprovação da interferência na Polícia Federal para proteger a família”, disse.

O líder da Minoria, deputado José Guimarães (PT-CE), também ressaltou que a crise política tira o foco do combate à pandemia. Ele afirmou que qualquer discussão de impeachment precisa ser bem analisada. “Não se faz impeachment sem saber o início, o meio e o final”, declarou.

Guimarães cobrou a volta dos trabalhos da CPI das Fake News para averiguar a rede de divulgação de notícias falsas que minam a estabilidade democrática.

Um dos poucos parlamentares não alinhados à oposição a se pronunciar sobre o assunto, o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania-PE) cobrou “esclarecimentos de todas as denúncias que foram feitas”.​