PDT-RS elege diretório que comandará campanha de Jairo Jorge ao governo

PDT do Rio Grande do Sul
18/12/2017

O deputado federal Pompeo de Mattos foi reconduzido à presidência do PDT do Rio Grande do Sul no último sábado (16), na Convenção Estadual que definiu o comando partidário que será responsável pela condução da campanha eleitoral de 2018, que definiu o ex-prefeito de Canoas Jairo Jorge, como seu pré-candidato ao Piratini, em outubro deste ano. O Diretório Nacional foi representado pela vice-presidente nacional do partido e presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista (AMT), Miguelina Vecchio.

Pompeo de Mattos agradeceu a participação dos 600 convencionais presentes, entre deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças dos mais diversos movimentos partidários, e afirmou que o partido vive um bom momento.

“Estamos palmilhando o Rio Grande para mobilizar nossas companheiras e companheiros para o desafio que temos no ano que vem. Juntos, vamos fortalecer a nossa chapa majoritária e também construir uma forte nominata para a Assembleia e Câmara Federal”, ressaltou o deputado.

Jairo Jorge destacou o trabalho que está realizando desde fevereiro para diagnosticar as dificuldades e as potencialidades dos municípios gaúchos.

“Já visitamos 304, das 497 cidades do Estado, e vamos chegar à totalidade, porque essa é uma tarefa básica para quem quer ser governador”, disse, sob os aplausos das lideranças pedetistas, que a exemplo da pré-convenção, realizada em 5 de outubro passado, mais uma vez lotaram o plenário Otávio Rocha, na Câmara Municipal de Porto Alegre.

O pré-candidato afirmou, ainda, que pretende fazer uma campanha propositiva e com debate qualificado. “Não vamos atirar pedra em ninguém. Vamos, sim, usá-las para construir um caminho de unidade para tirar o Rio Grande do Sul da atual crise”, projetou. O pré-candidato do PDT lembrou também que os gaúchos não estão dispostos a apostar no passado recente, muito menos em uma aventura como a que está acontecendo em Porto Alegre.

“O PDT tem história, raízes profundas. Temos lado, o lado das professoras, dos brigadianos e policiais civis, dos agricultores, dos trabalhadores do campo e da cidade, dos pequenos, médios e grandes empresários. Nosso lado é o Rio Grande como um todo, sem distinções, mas com a coragem para tomar as medidas necessárias para recolocar o Estado no patamar em que deveria estar, no topo dos indicadores econômicos e sociais do País.

Ao finalizar, Jairo citou os nomes de Vieira da Cunha e Romildo Bolzan Jr. para integrar a chapa majoritária, na disputa por uma vaga no Senado Federal. Pediu a unidade do partido ao destacar que os inimigos do trabalhismo conhecem bem o potencial do PDT para vencer as próximas eleições, não apenas no Rio Grande do Sul, mas no Brasil, tendo à frente o ex-governador do Ceará Ciro Gomes.

Miguelina Vecchio, por sua vez, reconheceu que o partido vive um novo momento em relação à participação das mulheres e elogiou a composição da nominata, na qual 30% das indicações foram para as companheiras pedetistas. Ela ressaltou, ainda, que a campanha será difícil, mas que, com o esforço de cada militante, o partido terá a energia necessária para vencer a eleição.