PDT Recife e Fundação Leonel Brizola de Pernambuco prestam solidariedade à China

Imagem: Pixabay

PDT do Recife (PE)
23/03/2020

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) e a Fundação Leonel Brizola – AP, seguindo a mais exemplar tradição de solidariedade internacionalista, manifesta, através desta nota, apoio a República Popular da China e total repúdio aos posicionamentos do deputado federal Eduardo Bolsonaro.

Nas últimas semanas, temos observado que circula nas grandes mídias e nas redes sociais várias divagações e falácias sobre a China, o PCCh, o presidente Xi Jinping e a pandemia do Covid-19 (Coronavírus).

Inicialmente, afirmamos nosso compromisso com a busca pela verdade. Isso significa que nossa organização deposita total crédito na ciência e na pesquisa, desprezando qualquer sofisma. E que nada fora desses pilares deve ser levado em consideração. Prezamos também pelo bom jornalismo, que, neste momento calamitoso, tem contribuído para nos manter informados sobre qualquer avanço ou recuo no combate ao vírus.

Tendo em vista tudo isso, condenamos todas as mentiras lançadas sobre a China e seu povo. Condenamos todas as tentativas de culpar os chineses pelo mal absoluto que acomete toda a humanidade.

Observamos que a narrativa vilipendiosa, adotada pela direita irracional, por Eduardo Bolsonaro e grupelhos pseudo políticos, não passam de uma mera reprodução. Se trata de um pastiche de mau gosto da linha política de ataque a China adotada por Donald Trump. Fica nítido que, para além de racismo, orientalismo e anticomunismo, o discurso de Trump e da direita brasileira não passa de uma estratégia que tem por finalidade enfraquecer a China na guerra comercial.

A cegueira política, travestida por supostos entraves ideológicos, poderá nos custar caro. Já que os chineses são os maiores parceiros comerciais do Brasil. No entanto, a medida não é só economia. Sairemos desmoralizados dessa pseudo disputa.

A China tem se mostrado um verdadeiro baluarte moral, humanístico e científico. Além de controlar o vírus, registrando quedas vertiginosas no contágio, chegando a não haver mais casos, a China agora está enviando delegações de médicos para ajudar no combate ao Covid-19. Temos de exemplo o envio de profissionais de saúde a Itália e de insumos a Sérvia e ao Irã. Em contrapartida, Bolsonaro chama a pandemia de “gripezinha” e toma medidas insuficientes no combate a propagação do vírus.

Nada ganhamos tomando o lado dos EUA e de Trump. Pelo contrário, saímos pequenos, como meros vassalos. Envergonhando nossa nação, nosso povo e toda nossa tradição diplomática.

O PDT, hoje, faz das palavras de Jango, ao visitar a China em 1961, as suas palavras:

“Pude ver que essa não é a velha China. Cheia de lendas e superstições que os povos ocidentais encaravam com um misto de vago temor e uma admiração reverencial pelo desconhecido. O vosso país dá-me a sensação de uma renovada juventude dentro de si mesmo. Ao primeiro contato conosco, diante da recepção calorosa que nos proporcionaram, senti-me como se estivesse hospedado na casa de um velho e bom amigo. Viva a amizade, cada vez mais estreita, entre a China e o Brasil. Viva a amizade entre os povos da Ásia, África e América Latina.”.

O PDT segue rigorosamente os princípios de autodeterminação dos povos. O PDT, assim como o PCCh realizou na China, mesmo que por outras vias, deseja a soberania, a libertação e desenvolvimento de nossa nação. Por isso nos colocamos ombro a ombro com os chineses e com o PCCh, afirmando que iremos diuturnamente combater as mentiras e disseminar a verdade.

Toda solidariedade a China e ao seu povo.

Ou ficar a pátria livre, ou morrer pelo Brasil!

Pedro Josephi
Presidente da FLB-AP de Pernambuco