PDT coordena Frente Parlamentar de Engenharia e Infraestrutura

Liderança do PDT na Câmara

Frente parlamentar mista de EngenhariaCriada por iniciativa do deputado federal Ronaldo Lessa (PDT-AL), a Câmara dos Deputados lançou a Frente Parlamentar Mista de Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional. A ideia de Lessa, que é o presidente da Frente, é aproximar a sociedade de profissionais da engenharia civil com o intuito de diminuir gastos em obras paradas e encontrar soluções técnicas que auxiliem o desenvolvimento da infraestrutura no Brasil. O deputado Leônidas Cristino (PDT-CE) – que é engenheiro – foi indicado para secretariar a Frente. 

“A gente governa para resolver problemas imediatos, apagar incêndios. O País tem que pensar de outra forma, a longo prazo. O Brasil precisa de inteligência técnica que dê solução a esses problemas administrativos e estruturais”, afirmou Lessa. 

Indicado pelo PDT para secretário da Frente, Leônidas Cristino, começou sua vida pública como Diretor de Operação da prefeitura de Fortaleza e secretário dos Transportes, Energia, Comunicações e Obras do Estado do Ceará. Ele também foi prefeito de Sobral (CE), por duas ocasiões e ministro-chefe da Secretaria de Portos do Brasil da Presidência da República, no primeiro mandato da presidente Dilma Rouseff.

A cerimônia de lançamento da Frente, no último dia 22 de novembro, contou a presença dos presidentes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva, e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal, Flávio Corrêa de Souza, e representantes da categoria de todo o País.

Na ocasião, o presidente do Crea-DF disse que a necessidade do trabalho especializado do engenheiro é clara ao se observar as obras da União. “40% das obras públicas da União estão paradas por falhas em projetos executivos e outras 10% por licenciamento ambiental. O trabalho dedicado de engenheiros especializados nas áreas poderia fazer voltar a andar, cerca de 50% das obras paradas”, disse José Tadeu da Silva.