PDT lembra o 98º aniversário de Brizola


Wellington Penalva
22/01/2020

Há 98 anos nascia o mais aguerrido líder trabalhista que o Brasil já conheceu. Leonel de Moura Brizola – ou apenas Brizola, como era nacionalmente conhecido – foi o político brasileiro que mais confrontou os interesses burgueses e a exploração do povo humilde do país.

Oriundo de uma família humilde da cidade de Carazinho, no interior do Rio Grande do Sul, Brizola conhecia de perto as mazelas vividas pelo povo. Entrou na política ainda jovem sob a tutela de Getúlio Vargas, tornando-se um dos maiores expoentes do antigo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

A atuação política do trabalhista gaúcho influenciou diretamente a história recente do país, principalmente a respeito da soberania nacional e constitucional. O filme Campanha da Legalidade, lançado em setembro do ano passado, ilustra bem essa face de Brizola.

No período da Ditadura Militar, foi considerado o maior inimigo do Governo brasileiro e teve de viver 15 anos no exílio. Durante o processo de redemocratização do país, retornou ao Brasil e fundou o Partido Democrático Trabalhista (PDT), onde deu continuidade à luta trabalhista.

Brizola ainda foi responsável por grande transformação no sistema educacional do Rio de Janeiro, com a implantação dos Centros Integrados de Educação Pública (Ciep), que assistia aos alunos em tempo integral. O projeto acabou sucateado pela desatenção dos Governos que o sucederam.

Leonel de Moura Brizola morreu em 21 de junho de 2004, deixando a cargo do PDT e de seus integrantes a continuidade da luta trabalhista em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

Veja abaixo a mensagem do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, em alusão a data.