PDT em Caxias do Sul recebe curso de Formação Política


27/03/2017

Militantes e dirigentes do PDT de Caxias do Sul (RS) participaram, na última sexta-feira (25), de um curso de formação política realizado em parceria com a Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (FLB-AP). Organizado por Paulo Sausen, o curso teve como tema “O Trabalhismo no Século XXI: da ideologia do desenvolvimento a um projeto de nação” e contou com a colaboração do historiador Wendel Pinheiro, membro da FLB-AP do Rio de Janeiro e do Diretório Nacional do PDT, e do economista Cássio Moreira, autor do livro “O projeto de nação do governo João Goulart – fruto de sua da tese de doutorado pela UFRGS.

Na primeira parte do curso, Wendel Pinheiro ministrou sobre a história do Brasil a partir da perspectiva dos movimentos sociais, com a abordagem sobre a atuação dos jovens, das mulheres, dos negros e de LGBT’s, além da atuação do trabalhismo no Brasil junto aos setores populares. Desde o século XVIII até o Golpe Civil-Militar de 1964, Wendel abordou sobre o protagonismo do trabalhismo brasileiro com as lutas históricas de fundo popular.

Na segunda e última parte do curso, Cássio Moreira tratou sobre as políticas econômicas existentes no Brasil, desde a Primeira República, passando pelas experiências trabalhistas com Getúlio Vargas e João Goulart. Cássio expôs sobre as tentativas sem êxito das medidas ortodoxas e liberais promovidas pelos governos de direita no Brasil – onde eles não promoveram o desenvolvimento, o crescimento econômico e a redistribuição de renda. Ele ainda fez a análise dos governos Lula e Dilma e as perspectivas atuais do atual governo Temer.

Para o secretário-geral do PDT em Caxias do Sul, Paulo Sausen,  o PDT de Caxias do Sul há muito tempo precisava de um curso de formação.

“Nós tivemos muito pouco isso nos últimos 10, 15 anos e essa necessidade de politizar os nossos companheiros é muito importante até para a tomada de decisão a nível ideológico daquilo que queremos e da nossa realidade. Então, a formação política é essencial para a formação da cidadania. E nisso, o papel da Fundação foi importante! Resgatou a história do PDT e nós estávamos precisando disto, porque o movimento de base é essencial na formação política e na formação de um Partido.”

Também estiveram presentes no curso o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, e Rafael Bueno, o líder da Bancada do PDT na Câmara Municipal de Caxias do Sul – o mais jovem vereador da cidade e o mais votado do partido nas eleições de 2016.